quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bolsas Canadá–Brasil: inscrições abertas para doutorado

Até 31 de março, pesquisadores brasileiros e canadenses podem se inscrever para o programa de apoio a pesquisas colaborativas financiadas em parceria pelo Brasil e pelo Canadá. Trata-se do Bolsas Canadá–Brasil – Projetos Conjuntos de Pesquisa.

Destinado às instituições de nível superior, o programa tem como proposta estimular a colaboração entre equipes dos dois países.

O apoio será concedido pelo Governo do Canadá por meio do Escritório Canadense de Educação Internacional (CBIE). Serão financiados projetos de pesquisa conjuntos em áreas consideradas estratégicas, como governança democrática, geração de riqueza, segurança, ciência e tecnologia.

Para inscrever o projeto, é necessário formar uma equipe de pesquisa com um professor coordenador e no máximo cinco doutorandos. Cada aluno receberá terá um auxílio de cerca de 8 mil dólares canadenses para a estadia de seis meses no Canadá.

O professor coordenador do projeto poderá receber 3 mil dólares canadenses para fazer uma visita de dez dias ao país. A duração do projeto é de até 24 meses, compreendidos entre setembro de 2011 e setembro de 2013.

A expectativa dos responsáveis pela iniciativa é que os projetos resultem em mais publicações, intercâmbio científico e na intensificação da cooperação bilateral entre o Brasil e o Canadá.

Fonte: Agência FAPESP

USP - Concurso para professor de Matemática

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMS-USP), em São Carlos, abriu concurso para contratação de professor doutor para o Departamento de Matemática Aplicada e Estatística.

O profissional selecionado irá lecionar as disciplinas: “Inferência Estatística” e “Introdução à Inferência Estatística”, sendo o contrato em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com salário inicial de R$ 7.574,75.

As inscrições estão abertas até 18 de março e podem ser feitas pessoalmente, por procuração ou por correspondência, na Assistência Acadêmica do ICMC, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos.

Fonte: Agência FAPESP

UEL - Antibiótico para controle de doenças em plantas

Pesquisa desenvolve antibiótico para controle de doenças em plantas
Olá, sou Galdino Andrade, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Sou pesquisador do laboratório de Ecologia Microbiana, onde desenvolvo um projeto que tem como objetivo a obtenção de um produto antibiótico para controle de doenças em plantas. Uma dessas doenças é o cancro cítrico, que provoca lesões na planta e, consequentemente, a queda dos frutos, folhas e também da produção. 

Cultivamos a bactéria Pseudomonas por 15 dias, retiramos as células e tratamos com uma série de solventes orgânicos. Depois disto, concentramos as frações obtidas, realizamos um processo de desidratação e testamos a atividade das frações no controle da formação de lesão de cancro cítrico em folhas de laranja. Com os bons resultados da pesquisa, obtive a patente do processo de produção, que permite o controle de até 90 por cento da doença na planta. 

O estudo se aplica principalmente em plantas de laranja e eucalipto. Realizo a pesquisa há dez anos e conto com a co! laboração dos pesquisadores Admilton de Oliveira Júnior, Marco Antonio Nogueira e João Carlos de Melo.

Confira a notícia na íntegra no nosso site: www.ciencia.inf.br.

Fonte: Toque de Ciência