segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RISE incentiva pesquisadores brasileiros a receber estagiários alemães

Até 27 de novembro estão abertas as inscrições para o programa Research Internship in Science and Engineering (RISE Weltweit), o qual permite a pesquisadores, professores e doutorandos brasileiros vinculados a uma instituição acadêmica ou de pesquisa receber estudantes alemães das áreas de ciências naturais, geociências ou engenharia para estágios em seus projetos.

As inscrições são realizadas no site do RISE, onde as informações sobre o estágio oferecido são inseridas em um grande banco de vagas. Mediante um cadastro, os estudantes alemães interessados têm acesso à lista de vagas. O DAAD então – com a participação do pesquisador envolvido em cada projeto – realiza a seleção.

Os resultados serão divulgados em março de 2012 e o período de realização do estágio ocorrerá entre junho e outubro. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa mensal do DAAD, mais ajuda para custos de viagem e seguros de saúde, contra acidentes e contra terceiros.

Para os pesquisadores que oferecem vagas, participar do RISE significa contar com um assistente no trabalho de pesquisa, desenvolver competências sociais e habilidades de gestão de pessoal e fortalecer vínculos com universidades e institutos de pesquisa alemães.

Ao oferecer uma vaga, o professor ou pesquisador estrangeiro concorda em supervisionar o desempenho e apoiar o bolsista em questões administrativas locais, na procura de alojamento e, quando possível, em atividades recreativas.

Em 2010, 14 vagas foram oferecidas no Brasil, para as quais concorreram 25 estudantes alemães. Seis deles foram contemplados com bolsas do DAAD para os estágios com duração entre seis semanas e três meses. “Estamos contando com uma participação brasileira bem maior neste segundo ano do programa”, afirma Christian Müller, diretor do escritório do DAAD no Brasil.

O RISE Weltweit tem o apoio do Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF).

Para saber mais acesse o link

Fonte: DAAD

Nenhum comentário: