quarta-feira, 6 de julho de 2011

QS World University Rankings lista as 200 principais universidades no mundo em ciências sociais


Ranking das ciências sociais
O QS World University Rankings by Subject: Social Science, que acaba se ser divulgado no site TopUniversities , traz sete universidades da América Latina entre as 200 principais no mundo em ciências sociais.

É a primeira vez que os QS World University Rankings listam universidades por assunto ou disciplina acadêmica. Foram listadas 26 disciplinas, com base em “reputação acadêmica”, “reputação da instituição” e “citações por artigo” (base Scopus).

As disciplinas foram reunidas em seis áreas principais: Contabilidade e Finanças; Economia; Direito; Estudos Internacionais e em Política; Estatística e Pesquisa Operacional; e Sociologia.

Os rankings listam as universidades de 1ª a 50ª e, a partir dali, em faixas de 50. A Universidade de São Paulo ficou na faixa 51 a 100 em Sociologia e de 151 a 200 em Estudos Internacionais e em Política.

A Universidade Estadual de Campinas ficou na faixa de 101 a 150 em Estatística e Pesquisa Operacional. A Universidade Federal do Rio de Janeiro também ficou entre 101 a 150 em Estatística e Pesquisa Operacional e aparece entre os 151 e 200 em Sociologia.

Em Estudos Internacionais e em Política, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ficou de 101 a 150 e a Fundação Getúlio Vargas de 151 a 200.

A mais elevada posição no ranking de uma instituição latino-americana foi o 44º lugar ocupado pela Universidade Nacional Autônoma do México em Sociologia.

“Com sete universidades entre as 200 principais no mundo em ciências sociais, as universidades da América Latina demonstram sua força em temas individuais nos novos rankings”, disse Ben Sowter, que chefia a Unidade de Inteligência na QS.

No geral, a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, ficou em primeiro em cinco das seis áreas e em 16 das 26 disciplinas. A única área em que Harvard não liderou foi Estatística e Pesquisa Operacional, na qual a Universidade Stanford ficou em primeiro.

A QS (Quacquarelli Symonds) é uma empresa especializada na produção de informações e estatísticas para o ensino superior.

Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário: