quinta-feira, 21 de abril de 2011

USP - Processo para produção de fertilizantes diminui desperdício do fósforo

Sou Maria Cristina Motta de Toledo, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente trabalho em uma pesquisa para viabilizar um processo já conhecido de fabricação de fertilizantes alternativos fosfatados, o processo Humifert. Ele utiliza materiais fosfáticos e orgânicos descartados em diferentes processos industriais. 

Além da produção dos compostos fertilizantes, a pesquisa procura caracterizar a natureza dos produtos formados e avaliar sua eficiência agronômica. O processo Humifert diminui o desperdício de fósforo ,que é um recurso insubstituível. A importância da pesquisa está na diminuição de rejeitos fosfáticos e orgânicos e na otimização do uso do fósforo retirado das minas. Foram feitos aperfeiçoamentos no equipamento Humifert e foram realizadas várias análises de caracterização, de solubilidade do fósforo e de eficiência agronômica nos produtos já produzidos. 

Entre os colaboradores da pesquisa estão professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Usp, da Embrapa e da Universidade Lincoln, da Nova Zelândia.

Confira a notícia na íntegra no nosso site: www.ciencia.inf.br.

Fonte: Toque de Ciência

Nenhum comentário: