segunda-feira, 11 de abril de 2011

Médico Iván Antonio Izquierdo ganha o Prêmio Almirante Álvaro Alberto

O médico e neurocientista Iván Antonio Izquierdo receberá a mais importante honraria em C&T do Brasil, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia. Ele foi escolhido durante a 155ª reunião do Conselho Deliberativo do CNPq.

Izquierdo é especialista nos mecanismos da memória. Graduou-se e doutorou-se na Universidade de Buenos Aires (UBA) e fez seu pós-doutorado na Universidade da California, em Los Angeles (UCLA).

Reconhecido como um dos maiores pesquisadores do mundo na área de biologia da memória, Izquierdo fez grandes descobertas, como os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endôgena, a separação funcional entre as memórias de curta e longa duração.

A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 3 de maio, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro (RJ), com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Prêmio
Criado em 1981, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o MCT, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel. Reconhece pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo. O agraciado recebe diploma, medalha e R$ 150 mil.(Com informações do CNPq) 

Fonte:Gestão CT

Nenhum comentário: