segunda-feira, 25 de abril de 2011

Brasil e Itália - Acordo prevê ações para estabelecimento de padrões comuns de certificação

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) reuniu, na semana passada, o cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e diretores do Tecpar para discutir o acordo de cooperação entre o governo paranaense e a região de Parma, na Itália.

As ações previstas são voltadas para o estabelecimento de padrões comuns de certificação entre Itália e Brasil, com vistas a facilitar o comércio de suínos e produtos lácteos entre os dois países. Uma das propostas é a criação de um curso de especialização no Brasil e de um laboratório de análises que permitiriam formar técnicos especializados em certificação de alimentos, de acordo com os padrões europeus.

De acordo com o cônsul da Itália, esse é um acordo estratégico para agilizar os trâmites burocráticos envolvidos no comércio internacional, que poderia contemplar inclusive outras áreas e Estados brasileiros. “É grande a nossa expectativa para a concretização desse acordo, que agora está na fase de execução de um plano de trabalho”, explicou.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, informou que há interesse da instituição em contribuir. “Nossa expectativa é de que haja um plano de ação indicando as responsabilidades de cada parte envolvida no processo, objetivos comuns, fontes de recursos e cronograma de ações”.

Em novembro, está prevista a vinda do embaixador da Itália ao país. A ideia é que nessa visita o plano de ação já esteja bastante avançado para que o acordo possa ser referendado e executado.

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: