quinta-feira, 24 de março de 2011

Embrapa - Pesquisa busca recuperar população de peixes nativos

Olá, sou Paulo César Falanghe Carneiro, pesquisador da Embrapa e professor de Biotecnologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Atualmente, desenvolvo uma pesquisa sobre conservação e uso de sêmen congelado de peixes. Meu objetivo é conservar o sêmen desses animais para utilização futura em programas de recuperação de populações nativas em ambientes degradados e em programas de melhoramento genético. 

O congelamento do sêmen em nitrogênio líquido é um método interessante por permitir sua conservação por um período muito longo. Por outro lado, por ser um método que envolve temperatura muito baixa, chegando a 196 graus negativos, são necessários ensaios experimentais para testar substâncias químicas que protejam os espermatozóides durante o congelamento. 

Minha equipe está finalizando os detalhes para a determinação da técnica de congelamento do sêmen do tambaqui, espécie amazônica de grande interesse na cadeia produtiva da piscicultura nas regiões ! norte e nordeste do Brasil. Avaliaremos ainda outras espécies de relevância econômica.

Confira a notícia na íntegra no nosso site: www.ciencia.inf.br.

Nenhum comentário: