segunda-feira, 21 de março de 2011

Brasil e China buscam cooperação científica entre as duas nações

Em visita ao Brasil, uma delegação liderada pelo vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências (CSA, na sigla em inglês), Mianheng Jiang, participou de uma reunião, nesta segunda-feira (14), no MCT. No encontro, os participantes assinaram um memorando de entendimento entre o ministério e a CSA na intenção de promover o intercâmbio entre os dois países, com base em benefícios mútuos e reciprocidade.

O acordo visa concentrar atividades nos segmentos de nanociência, energias renováveis e biomedicina, mudanças climáticas e desastres naturais, tecnologias da informação e comunicação, difusão e popularização da ciência. As partes incentivarão o intercâmbio de pesquisadores em projetos conjuntos de pesquisa de interesse comum. Jiang sinalizou interesse nas áreas de segurança alimentar e energia.

Para agilizar as conversações, ficou acordada a indicação de pesquisadores dos dois países para acompanhar as ações e facilitar os encaminhamentos necessários com vistas à visita da presidente Dilma Roussef à China, prevista para abril. (Com informações do MCT)

Nenhum comentário: