sábado, 26 de março de 2011

Aspectos Urbanos e Habitacionais em uma Sociedade Que Envelhece

Os idosos e a cidade
"Aspectos Urbanos e Habitacionais em uma Sociedade Que Envelhece" é o tema da mesa-redonda que acontece no dia 29 de março, às 14h, no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP. Será o terceiro encontro do ciclo "Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios", iniciado em outubro de 2010.

Os expositores dessa 3ª mesa-redonda serão Alexandre Kalache, consultor sênior da Academia de Medicina de Nova York, EUA, e Guita Grin Debert, do Departamento de Antropologia da Unicamp. A coordenação será de David Braga Jr, do Grupo Mais-Hospital Premier e coordenador do ciclo.

Alexandre Kalache
Alexandre Kalache é médico e pesquisador de saúde pública. Nos meados dos anos 70 foi para a Europa e lá permaneceu por 33 anos, sendo que nos últimos 13 anos dessa estada dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde. Kalache fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido. Atualmente tem se empenhado na criação de um Centro Internacional de Políticas para o Envelhecimento no Rio de Janeiro, onde pretende continuar suas pesquisas e sugerir melhorias para a qualidade de vida dos idosos.

Guita Grin Debert
Guita Grin Debert possui doutorado em ciência política pela FFLCH-USP e estudos de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. Integra a Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp e coordenada o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp. A ênfase de seu trabalho é em antropologia urbana, atuando principalmente com os temas velhice, família, curso da vida, gênero e violência. É autora de vários livros e artigos sobre esses temas.

O ciclo é uma realização do IEA, do Grupo Mais-Hospital Premier e da Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes.

Local
Auditório Oswaldo Fadiga Fontes do Centro de Computação Eletrônica da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 71, Cidade Universitária, São Paulo
Web
O evento terá transmissão ao vivo em www.iptv.usp.br (no menu à direita na página, clique no link "Transmissões", depois em "Ao Vivo" e localize a transmissão do evento entre as opções exibidas na parte inferior da página).
Informações
Com Sandra Sedini tel. (11) 3091-1678.

Fonte: IEA

Nenhum comentário: