quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Programa Fernand Braudel-IFER: bolsas de pós-doutorado na França

 A Fundação Casa das Ciências do Homem (FMSH, na sigla em francês) oferece bolsas de pesquisa de pós-doutorado em ciências humanas e sociais no âmbito do Programa Fernand Braudel-IFER (International Fellowships for Experienced Researchers).

Com valor de 2 mil euros mensais e duração de até nove meses, as bolsas são dirigidas a pesquisadores estrangeiros na França e a pesquisadores franceses na Europa. As inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro.

O programa é realizado com o apoio da União Europeia, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e dos ministérios franceses das Relações Exteriores e de Educação Superior e Pesquisa.

Dividido em diversos subprogramas conforme a procedência ou destino dos participantes, o programa inclui o antigo Programa Hermès, direcionado a pesquisadores latino-americanos. Todas as disciplinas das ciências humanas e sociais são contempladas. As abordagens interdisciplinares das problemáticas de pesquisa têm preferência.

Os laboratórios onde os bolsistas serão recebidos na França – ligados a universidades, ao CNRS ou às unidades da FMSH – são escolhidos pelos pesquisadores juntamente com a direção científica da FMSH, que poderá ajudar os candidatos a estabelecer os contatos e cooperações necessários.

Fonte: Agência FAPESP

Unicamp: Instituto de Computação tem vagas para docentes

O Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC - Unicamp) abriu processo seletivo para a contratação de professores titulares nas áreas de Inteligência Artificial e de Engenharia de Software. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 3 de janeiro de 2011.

Poderão se inscrever professores portadores há três anos do título de livre-docente, ou, excepcionalmente, especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada pelo voto de dois terços dos membros da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp.

O concurso será constituído de prova de títulos, prova didática e prova de arguição. A prova de títulos consistirá na apreciação do memorial elaborado pelo candidato.

A prova didática constará de exposição sobre o tema de livre escolha do candidato, pertinente aos programas das disciplinas integrantes das áreas em concurso.

A prova de arguição se destina à avaliação geral da qualificação científica, literária ou artística do candidato e terá como base o memorial por ele elaborado.

No julgamento dos títulos, serão consideradas atividades envolvidas com o desenvolvimento de núcleos de ensino e pesquisa e atividades científicas, técnicas e culturais, além de títulos universitários, atividades didáticas e administrativas, diplomas e outras dignidades acadêmicas.

Fonte: Agência FAPESP

Embrapa: software para análise digital de couros bovinos

Um estudo realizado entre três unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) resultou em um software de análise digital para detecção e análise de defeitos de couros bovinos. A proposta foi apresentada na última quinta-feira (30), no CNPq, em Brasília (DF).


As unidades participantes são: Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS); Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP); e Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). Também está envolvida a Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande.

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Manuel Jacinto, disse que a nova tecnologia poderá compor um equipamento de classificação que irá substituir a avaliação subjetiva hoje realizada pelo técnico do curtume.

Além do equipamento, Jacinto destaca que será necessário promover a rastreabilidade das informações, permitindo marcar a pele ainda no frigorífico, para que seja possível premiar os pecuaristas que entregarem animais com pele de boa qualidade.

O sistema é baseado em um processador de imagens que consegue extrair parâmetros de figuras para posterior comparação. A ideia é subsidiar a criação de um sistema nacional de classificação do couro, com a disponibilização de uma lista dos defeitos mais freqüentes, que possa gerar premiações ou ações de melhoria aos criadores.(Com informações da Embrapa) (Foto: Everton Schefer)

Fonte: Gestão CT

Prêmio Inovação na Gestão Pública é lançado pelo Ministério da Saúde

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Ministério da Saúde (Inovamos), cujo objetivo é incentivar a produção de iniciativas inovadoras para a melhoria da gestão interna do órgão e obter melhores resultados para a sociedade. Os interessados têm até o dia 29 de outubro para se inscrever.

Serão contemplados os trabalhos mais expressivos em cada uma das seguintes categorias: melhoria de processos; alinhamento e monitoramento estratégicos; alinhamento da estrutura organizacional à estratégia; gestão de pessoas; uso eficiente de tecnologias da informação; mobilização para a mudança; iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores para a melhoria da gestão.

A premiação ocorrerá durante as comemorações da 3ª edição do Evento Resultados e Conquistas, que será realizado em dezembro próximo, em data a ser divulgada. Os vencedores receberão um troféu. Os trabalhos premiados serão publicados no site do Ministério da Saúde.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3315-2220 ou pelo www.saude.gov.br.

Fonte: Gestão CT 

CNPq: pesquisadores têm até 5 de dezembro para atualizarem currículos Lattes

O CNPq anunciou na última semana que os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) devem atualizar seus currículos Lattes até o dia 5 de dezembro deste ano. Esta é a data base do Censo 2010 do DGP, plataforma onde são registrados os grupos de pesquisa em atividade nas principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

A instituição lembra que os líderes também deverão atualizar os dados dos grupos até esta data. De acordo com o CNPq, a revisão das informações deve ser rigorosa, pois é a partir delas que é construída a memória da atividade científico-tecnológica nacional.

O censo é realizado a cada dois anos. Os estudos produzidos desde 2000 estão disponíveis no site do CNPq. Também neste site é possível obter informações adicionais sobre as atualizações.(Com informações do CNPq) 

Fonte: Gestão CT

CNI - Sebrae: R$48 milhões para inovação nas MPEs

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, na última sexta-feira (1º), convênio no valor de R$ 48,7 milhões para disseminar a inovação nas micro e pequenas empresas (MPEs).

A parceria prevê a mobilização de 18 mil empresas, em três anos, para modernizarem produtos e serviços. Espera-se também com o acordo capacitar 9 mil empresários e desenvolver 3 mil projetos de inovação.

O acordo foi assinado em São Paulo (SP), pelos presidentes das CNI e do Sebrae, Robson Andrade e Paulo Okamotto, respectivamente.(Com informações da CNI)

Fonte: Gestão CT