quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FMUSP: Bolsa de PD em Reumatologia / odontologia

Oportunidade- bolsa PD
Área de atuação: Reumatologia/odontologia - Nº do processo FAPESP: 2009/51897-5 (página do projeto na Biblioteca Virtual FAPESP)

Título do projeto: TERAPIA ANTI-TNF EM DOENÇAS AUTO-IMUNES REUMATOLÓGICAS: ABORDAGEM DE ASPECTOS PECULIARES

Área de conhecimento:Odontologia

Resumo:
A Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo tem uma vaga para Bolsa de Pós-Doutorado financiada pela FAPESP junto ao Projeto Temático “TERAPIA ANTI-TNF EM DOENÇAS AUTO-IMUNES REUMATOLÓGICAS: ABORDAGEM DE ASPECTOS PECULIARES”, coordenado pela professora Dra Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá.

  • O candidato ideal deve ter experiência em:
  • Odontologia para pacientes com necessidades especiais

  • Imunohistoquímica

  • Periodontia

  • Técnicas de imagem (aquisição e análise) e manipulação

  • Fluência em inglês (escrita e falada) é altamente recomendável.

  • Título de especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais e periodontia reconhecidos pelo Conselho Regional de Odontologia
 
O candidato será responsável por um projeto individual enfocando os efeitos do tratamento anti-TNF no aparelho mastigador de pacientes com artrite reumatóide, correlacionando a expressão imunohistoquímia de citocinas inflamatórias presentes no tecido gengival durante o acompanhamento longitudinal destes pacientes em terapia com Anti-TNF. Espera-se que o candidato ofereça suporte científico para alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado de nosso grupo.

Candidatos devem enviar, até o dia 27 de agosto, e-mail para Eloisa Bonfá  destacando o seguinte:

1) Suas especialidades, qualificações e experiências técnicas;
2) Descrição da razão principal para querer se juntar a esse grupo;
3) Interesses científicos;
4) CV resumido com lista de publicações;
5) Lista de três pessoas como referências (com posição e email); e
6) Proposta resumida de projeto de pesquisa (não mais do que três páginas).

Fonte: Dra. Eloisa Bonfa / FMUSP

Open Innovation Seminar 2010

Inovação aberta em debate
Inovação aberta será o tema de um seminário que será realizado entre os dias 1º e 3 de dezembro em São Paulo (SP). O Open Innovation Seminar 2010 é organizado pelo Centro de Open Innovation – Brasil em parceria com o Open Innovation – Berkeley, Estados Unidos.

O evento é voltado a profissionais ligados às áreas de inovação, formuladores de políticas públicas, gestores de escritórios de transferência de tecnologia e executivos das áreas de estratégia, criação de novos negócios, tecnologia, marketing, propriedade intelectual e recursos humanos, entre outros.

O seminário será realizado no Grand Hyatt Hotel, na avenida das Nações Unidas, 13.301, São Paulo, e contará com apresentações de casos, painéis e sessões técnicas.

Paralelamente ao seminário será realizado um curso intensivo em inovação aberta para a formação de líderes, que será coordenado por Henry Chesbrough, professor da Haas School of Business da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Chesbrough também fará uma palestra no primeiro dia do seminário, sobre inovação aberta em serviços.

Fonte: Agência FAPESP

Seção Aeroespacial e de Sistemas Eletrônicos do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos na UFABC

IEEE na UFABC
Começou a funcionar na Universidade Federal do ABC (UFABC) o capítulo da Seção Aeroespacial e de Sistemas Eletrônicos do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Chamado oficialmente de IEEE South Brazil Section Aerospace & Electronic Systems Society Chapter (AESS Chapter), o capítulo é o primeiro da seção aeroespacial do IEEE em um país latino-americano e será presidido pelo professor André Fenili, coordenador do curso de engenharia aeroespacial da UFABC.

O capítulo irá agendar a sua primeira reunião para definir os cargos administrativos do grupo e os procedimentos para a inscrição de novos membros.

Fundado em 1884, o IEEE é considerado a maior sociedade profissional de engenheiros do mundo com mais de 300 mil associados em 150 países, e tem entre as suas atribuições a publicação de estudos científicos e o estabelecimento de padrões técnicos nas diversas subáreas da engenharia elétrica e eletrônica.

Fonte: Agência FAPESP

FAPESP e King's College: resultado de chamada

A Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o King’s College London (KCL), do Reino Unido, divulgaram nesta terça feira (24/8) a relação de propostas aprovadas na chamada pública lançada em 10 de maio de 2010 no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições.

O objetivo do acordo é a realização de intercâmbio de pesquisadores entre os dois países.

A chamada esteve aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo, que sejam pesquisadores responsáveis ou principais em projetos de Auxílios à Pesquisa vigentes, apoiados pela FAPESP, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids).

Propostas aprovadas: 

FAPESP
Process nº
Researcher in SP Researcher in KCL Title of Project
2010/51472-1 Sara Teresinha Olalla Saad (Medical Sciences - UNICAMP) Anne Ridley (Cell and Molecular Biophysics) Role of ARHGAP21 and FMNL1 proteins in Rho GTPases signaling and cancer progression
2010/51459-5 Nicola Amanda Conran Zorzetto (Haematology Centre - UNICAMP) Swee Lay Thein (Gene and Cell Based Therapy) Study of clinical, cellular and molecular alterations in the haemoglobinopathies and the understanding of the regulation of fetal haemoglobin production
2010/51457-2 Emiko Yoshikawa Egry (Nursing - USP) Sarah Cowley (Nursing and Midwifery) Skills for health needs assessment in Nursing
2010/51462-6 Andrea Mantesso (Dentistry - USP) Paul T. Sharpe (Craniofacial Development) Oral epithelial stem cells - evaluation of response to injury and self-renew capacity
2010/51330-2 Wothan Tavares de Lima (Biomedical Sciences - USP) Yanira Riffo Vasquez (Pharmaceutical Sciences) Obesity and sex hormones in lung injury
2010/51458-9 Gabriel Padilla Maldonado (Biomedical Sciences - USP) Paul F. Long (Pharmaceutical Sciences) Construction of diploid Streptomyces bacteria: implications for genome evolution and drug discovery
2010/51473-8 João Ricardo Sato (Mathematics, Computing and Cognition - UFABC) Michael John Brammer (Psychiatry) Bridging the gap between statistics, machine learning and clinical practice: an interdisciplinary collaborative study on human brain mapping

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/kcl

Fonte: Agência FAPESP

FAPESP: orientações sobre submissão de Bolsas de Mestrado

Neste semestre, as solicitações de Bolsas de Mestrado deverão ser submetidas até o dia 27 de agosto. As submissões de solicitações iniciais só poderão ser feitas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Só serão aceitas em papel as solicitações de reconsideração relativas a processos cujas solicitações iniciais também haviam sido feitas em papel.

As solicitações de Bolsas de Mestrado devem obedecer as normas dispostas no Manual SAGe – Submissão de Propostas de Bolsa de Mestrado, disponível em:



Na inscrição para as Bolsas de Mestrado do primeiro semestre de 2010 foram devolvidas, para correções, 250 (11,8 %) das 2.114 submissões recebidas pelo SAGe.

As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas. As principais causas de devolução foram:

1. Histórico escolar (de graduação e pós-graduação):

* Emitidos pela internet sem o código de autenticidade ou sem carimbo e assinatura do responsável pela emissão do documento na instituição.
* Não atualizados. Devem estar atualizados inclusive em pedidos de reconsideração.
* Emitidos sem todas as disciplinas cursadas (com ou sem aprovação) e eventuais trancamentos, além de não informar os critérios de aprovação (nota mínima). Caso a instituição não emita histórico neste formato (histórico “sujo”), deve ser anexada declaração da instituição informando sobre os critérios de aprovação. É obrigatória a apresentação de histórico da pós-graduação (conforme as especificações acima) para alunos matriculados em curso de Mestrado há mais de seis meses.
* Para cada tipo de documento só é aceito um arquivo. Assim, se as páginas do histórico foram salvas em arquivos diferentes, eles devem ser compactados num único arquivo ZIP ou cada página adicional do histórico deve ser anexada separadamente em “Outros Documentos”. Ver nas páginas 36 a 40 do manual como anexar arquivos.

2. Manifestação do Dirigente da Instituição:

* Enviado em desacordo com o modelo disponível para download no SAGe. Esse documento não será aceito se estiver em modelo anterior ao de março de 2010.
* Sem assinatura do respectivo dirigente da instituição onde o projeto será desenvolvido. No campo a ser preenchido no SAGe de “Vínculo Institucional do Processo”, deverá ser inserida a instituição na qual será desenvolvido o projeto.

O documento “Manifestação do Dirigente da Instituição” também deverá ser assinado pelo dirigente na qual será desenvolvido o projeto. O documento não será aceito se for assinado por dirigente de instituição diferente da informada no campo “Vínculo Institucional do Processo”.

Dirigentes institucionais que a FAPESP aceita para assinatura da “Manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto” em propostas de Bolsas e Auxílios:
    Instituição na qual o Projeto será desenvolvido
    Dirigente aceito pela FAPESP
    Faculdades ou institutos na USP, Unicamp ou Unesp
    Diretor da faculdade ou instituto
    Centro de universidades federais
    Diretor do centro
    Universidades federais que não possuam centros
    Reitor ou delegação de competência emitida pelo reitor para outro dirigente
    Institutos de pesquisa estaduais
    Diretor do instituto
    Universidades privadas que possuam faculdades ou Institutos
    Diretor da faculdade ou instituto
    Universidades privadas que não possuam Faculdades ou Institutos
    Reitor ou delegação de competência emitida pelo reitor para outro dirigente
    Outros casos
    Por meio do serviço Converse com a FAPESP
  • Enviado sem o preenchimento dos campos Responsável, Beneficiário, Título do Projeto, Nome (do dirigente), Cargo ou Função (do dirigente), local e data, além de constar a assinatura do dirigente.
3. Súmula Curricular (somente do responsável):
A súmula poderá ser produzida escolhendo-se uma de duas formas alternativas (escolha a que lhe for mais conveniente):

Alternativa 1: A súmula poderá ser extraída da cópia do Currículo Lattes armazenado na FAPESP. O SAGe extrai automaticamente as informações da pessoa física (nome, CPF, formação acadêmica e vínculos institucionais). As informações sobre publicações, patentes, etc. devem ser selecionadas do Currículo Lattes. Se a proposta for enviada sem estas informações ela será devolvida.
Recomenda-se que a atualização do Lattes seja feita com pelo menos 48 horas de antecedência, que é o tempo entre a atualização do CV Lattes do CNPq e a atualização da cópia. Se a escolha for pela extração da Súmula Curricular da cópia do Currículo Lattes, deverá ser juntado um documento na aba “Documentos” do SAGe, no documento “Súmula Curricular do Responsável”, informando que a opção foi pela extração via Lattes.

Alternativa 2: A súmula pode ser criada segundo o modelo descrito em www.fapesp.br/formularios/sumula ou na aba “Documentos” do SAGe, usando o processador de texto preferencial do pesquisador e anexada como "documento anexado" na aba “Documentos” o SAGe (note que a súmula completa deve ter no máximo 3 páginas).

Para o candidato, o preenchimento da súmula via Lattes também é opcional. Mas é obrigatória a anexação do documento “Descrição das atividades desenvolvidas pelo candidato” na aba “Documentos”.

Se a alternativa 2 for a escolhida, aparecerá a  mensagem de advertência: “Nenhum dado foi  informado na súmula de...” Essa mensagem não é impeditiva de submissão.
4. Proposta de Reconsideração:
  • Propostas de reconsideração enviadas sem os documentos atualizados (histórico de graduação e pós-graduação, manifestação de ciência, súmula curricular).
  • Quando a proposta de Mestrado tiver sido denegada e, na versão que desejar submeter para nova análise não houver mudança de orientador, de tema do projeto e instituição, deverá ser enviado como Proposta de Reconsideração. Propostas denegadas, submetidas como proposta inicial, sem alteração de orientador, tema do projeto e instituição serão devolvidas.
5. Vínculo Empregatício/Credenciamento do Orientador:
  • O orientador deverá ter vínculo formal com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo (empregatício ou credenciado pela instituição para desenvolver atividades de ensino e pesquisa). O vínculo empregatício/credenciamento deve ser inserido na ficha de Cadastro do Orientador. Quando o vínculo não for empregatício ele deverá estar credenciado pela instituição para desenvolver atividades de pesquisa. Nesse caso, será necessário anexar cópia do documento (resolução de congregação, de conselho universitário ou do departamento de recursos humanos) que formaliza a vinculação do pesquisador responsável à Instituição. Esta cópia pode ser anexada em “Outros documentos” na aba “Documentos” do SAGe.
Para o período de submissões que se encerra no dia 27 de agosto de 2010, a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas com erros que prejudiquem a análise – eventual ressubmissão somente poderá ocorrer antes do encerramento do prazo de inscrição – e não será concedido prazo adicional para a reformulação.
Leia mais orientações sobre a submissão de propostas de Bolsas de Mestrado em: www.fapesp.br/bolsas/ms.

Fonte: Agência FAPESP

FMZV: Bolsa de PD em neuroimunomodulação

O Grupo de Neuroimunomodulação do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMZV) tem uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP junto ao Projeto Temático "Neuroimunomodulação: drogas, estresse e citocinas nas relações entre os sistemas nervoso, endócrino e imune", coordenado pelo professor João Palermo Neto.

O candidato ideal deve ter experiência em:

* biologia molecular aplicada à neurociência e imunologia (PCR em tempo real, hibridização in situ, microarranjos);
* cultura de células (curtas de leucócitos ou primária para glia);
* citometria de fluxo;
* imuno-histoquímica;
* microdissecção a laser;
* técnicas de imagem (aquisição e análise) e manipulação/cirurgia de animais também é desejável;
* fluência em inglês (escrita e falada) é altamente recomendável.

O selecionado será responsável por um projeto individual enfocando expressão gênica no SNC durante modelos de doenças ou com estressores. Espera-se que o candidato ofereça suporte técnico em biologia molecular para alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado do nosso grupo.

Candidatos devem enviar, até o dia 31 de agosto, e-mail para Frederico Costa-Pinto (fpinto@usp.br / fredcostapinto@gmail.com) destacando o seguinte:

1) suas especialidades, qualificações e experiências técnicas;
2) descrição da razão principal para querer se juntar a esse grupo;
3) interesses científicos;
4) curriculum vitae resumido com lista de publicações;
5) lista de três pessoas como referências (com posição e e-mail); e
6) proposta resumida de projeto de pesquisa (não mais do que três páginas).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Fonte: Agência FAPESP