sábado, 31 de julho de 2010

Capes / Agrópolis: projetos com foco no Mediterrâneo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona projetos conjuntos de pesquisa para o Programa Capes-Fundação Agrópolis, esta última instituição da França. As inscrições podem ser feitas até 17 de setembro.

O objetivo é apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e franceses, abordando questões acerca do desenvolvimento do Mediterrâneo, das regiões tropicais e temperadas.

O programa contempla os seguintes temas: genética e genômica, melhoramento de plantas, ecofisiologia; doenças e pragas, proteção das culturas integradas, ecologia populacional; inovações agro-ambientais, agro-ecossistemas, gestão de recursos; inovações agro-alimentares, cultivo de produtos alimentares e não-alimentares; e processos de inovação e gestão social das inovações.

A proposta deverá atender a alguns requisitos, como estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, além de contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, bem como ser apresentada por coordenador detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos.

Podem participar, no máximo, duas pessoas por ano, por projeto. As missões de trabalho consistem no financiamento de viagens para docentes doutores, com duração mínima de sete dias e máximo de 15 dias, e diárias no valor de até 140 euros.

Também serão concedidas, anualmente, até duas missões de estudo por projeto, que consistem na concessão de bolsas no exterior nas modalidades doutorado sanduíche, com duração de quatro a 18 meses, e bolsa de pós-doutorado com duração de dois a 12 meses. A mensalidade é de 1,3 mil euros e 2,1 mil euros, respectivamente.

O edital está disponível neste link 

Fonte: Gestão CT

Capes / CDEFI: Edital fortalece intercâmbio entre Brasil e França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Confèrence des Directeurs d´Écoles et Formations d’Ingénieurs (CDEFI), lançou um edital para fomentar o intercâmbio entre o Brasil e a França. A chamada do Programa Brafitec, que receberá propostas até o dia 8 de outubro, selecionará projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação.

O objetivo é estimular a aproximação das estruturas curriculares dos dois países, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. O início das atividades será no ano de 2011. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, cujo endereço está disponível neste link.

A proposta deve ser similar em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos. Cada departamento das instituições de ensino superior brasileiras poderá cadastrar somente um projeto. As atividades devem ter duração de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme critérios das agências financiadoras. Está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil à equipe brasileira.

A seleção será feita em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas; e reunião mista entre a Capes e a CDEFI para decisão final. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.

O edital está disponível neste link.(Com informações da Capes)

Fonte: Gestão CT