sábado, 3 de julho de 2010

DAAD, Capes e CNPq: 100 contemplados com bolsas de doutorado para a Alemanha

DAAD, Capes e CNPq selecionaram um número recorde de novos bolsistas de doutorado para a Alemanha: 100. A melhor marca era de 2005, com 99 aprovados.

Trinta deles receberão bolsas para doutorado integral, 66 para doutorado-sanduíche e quatro para duplo doutorado. Dos selecionados, 63% são homens.

As áreas com mais projetos de pesquisas aprovados foram: ciências naturais e biológicas (48), ciências humanas e sociais (27), engenharias (19) e medicina (seis).

Entre os doutorandos-sanduíche, o maior número vem da Unicamp (oito), USP (sete) e UFRJ (6).

Das 100 bolsas, 37 serão concedidas pela Capes, 35 pelo CNPq e 28 pelo DAAD. Todos os bolsistas com permanência superior a 10 meses na Alemanha receberão do DAAD curso de alemão de até quatro meses.

As universidades Livre de Berlim, de Heidelberg e de Tübingen, assim como a Sociedade Max Planck, são as instituições alemãs que mais receberão doutorandos brasileiros.

Participaram da seleção 169 candidatos. Nesta edição, as agências utilizaram a plataforma on-line Carlos Chagas do CNPq para receber as inscrições, diminuindo o volume de papel e facilitando o acesso dos consultores às informações enviadas eletronicamente. O edital para 2011 deverá sair em dezembro

Mais informações sobre intercâmbio acadêmico com a Alemanha pelo site

Fonte:DAAD

20º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas - Chamada de trabalhos prorrogada

A inscrição para a Chamada de Trabalhos 2010 foi prorrogada para o dia 19 de julho de 2010.

Esta é uma grande oportunidade para compartilhar experiências, estudos, boas práticas, pesquisas e novas perspectivas que se enquadrem na temática de empreendedorismo inovador. Os trabalhos serão apresentados durante o XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XVIII Workshop ANPROTEC, sob o tema "Desbravando Campos Inovadores, Desenvolvendo Empreendimentos Sustentáveis”, que acontecerão de 20 a 24 de setembro desse ano em Campo Grande - MS.

A chamada usará como critérios de avaliação a adequação dos projetos ao tema proposto, objetivos dos trabalhos, contribuição ao conhecimento e resolução dos problemas práticos, adequação às linhas de atuação expostas, além da qualidade textual das propostas.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de julho por meio do link

Clique aqui e confira o regulamento completo e as categorias para submissão dos trabalhos!

Fonte: Anprotec