segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MEC apresenta regras para concessão de bolsas de pós-doutorado do Reuni

Por meio da portaria nº 16, publicada hoje (18), no Diário Oficial da União, o Ministério da Educação (MEC) disciplina a concessão das bolsas de pós-doutorado previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

De acordo com o texto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) será responsável pela concessão das bolsas, que passam a ser denominadas Bolsas Reuni de Assistência ao Ensino - nível pós-doutorado.

O beneficiário deverá, durante todo o período de recebimento da bolsa, desenvolver pesquisa acadêmica visando à melhoria e à inovação do ensino de graduação, bem como à sua integração com a pós-graduação, na área de atuação docente, além de gerar um produto final transferível.

Para concorrer, o candidato deverá atender a alguns requisitos, como possuir título de doutor há mais de cinco, e dedicar-se integralmente às atividades programadas. Caso possua vínculo empregatício, deverá solicitar afastamento ou licença, e selecionar obrigatoriamente instituição distinta daquela onde esteja lotado e distante no mínimo 150 quilômetros da entidade de vínculo.

Quanto à instituição, é exigível que tenha grupo consolidado de pesquisadores de alta qualificação e desempenho científico e/ou tecnológico na área de atuação do candidato, além de dispor de instalações adequadas para a execução do projeto.

Fonte: Gestão CT