sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Intercâmbio acadêmico Brasil-Alemanha abre inscrições para doutorado

Estão abertas até o dia 5 de março as inscrições para o programa de doutorado DAAD-Capes-CNPq 2010/2011, oferecido em cooperação entre o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CNPq.

O programa tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre a Alemanha e o Brasil. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha. Serão concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.

Para concorrer às bolsas de doutorado integral, o candidato deve possuir mestrado, concluído ou em fase de conclusão até o final do primeiro semestre de 2010. Já para as bolsas de doutorado sanduíche e de duplo doutorado é necessário que o participante esteja matriculado em curso de doutorado em instituição de ensino superior no Brasil. E quanto às bolsas de duplo doutorado, é exigível que no regulamento da pós-graduação de ambas as universidades esteja prevista esta possibilidade.

De acordo com o edital, os candidatos das áreas de humanas e sociais devem apresentar, no mínimo, conhecimento intermediário de alemão. Nas demais áreas, caso não dominem o idioma, os participantes devem apresentar conhecimentos de inglês.

O edital está disponível neste link.

Fonte: DAAD