sexta-feira, 13 de agosto de 2010

INPE e MMA: Parceria combaterá a desertificação no país

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) assinaram na última segunda-feira (9) um acordo para combater e controlar a desertificação na região do Semiárido do país. A parceria prevê a elaboração do Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação (SAP), capaz de antecipar períodos de seca neste bioma, além de traçar situações futuras em decorrência das mudanças climáticas.

Já no primeiro ano do acordo será elaborado o banco de dados estatísticos e meteorológicos de sensoriamento por satélite, com informações que assegurem a observação dos danos em regiões afetadas e ampliem o conhecimento e avaliação dos efeitos da seca e desertificação.

De acordo com o ministério, isso permitirá o acompanhamento das consequências do aumento da temperatura global sobre a região do Semiárido. "Esse monitoramento vai permitir que haja uma antecipação nas ações contra a desertificação, e não esperar acontecerem os problemas para depois agir", destacou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

As informações vão orientar a construção de políticas públicas integradas, em conjunto com a sociedade, para enfrentar a degradação das terras nas regiões mais secas do país. De acordo com o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, o sistema também apoiará a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).O Inpe é uma entidade associada à ABIPTI. (Com informações do MMA) 

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: