sábado, 18 de outubro de 2008

Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia no E.S homenageia Fernando Herkenhoff e José Geraldo Mill

A abertura da Semana de Ciência e Tecnologia no Palácio Anchieta ocorrerá nesta segunda-feira (20/10) às 17 h.

Lembramos que neste momento a FAPES é a sexta FAP do país em aplicação efetiva de recursos de C&T sendo somente superada por SP, RJ, MG, SC e BA.

Na solenidade dentre outras personalidades e instituições serão homenageados os Professores Fernando Luiz Herkenhoff Vieira e José Geraldo Mill.

O Prof. Fernando Herkenhoff estava à frente da Coordenação de C&T do Governo do Estado quando foram submetidos os projetos e foram criadas a SECT e a FAPES, sendo o primeiro a ser Secretário de C&T do Estado.

O Prof. Mill será homenageado pelo seu trabalho científico de excelência em seu Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas.

Fonte: F.G.E.

Simpósio Internacional OUSIA - PATHOS : A Poética das Emoções

O Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos é um evento organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF e PPGLC) com o objetivo de fomentar o diálogo e o intercâmbio entre os pesquisadores especialistas brasileiros e estrangeiros em Antigüidade Clássica, especialmente nas áreas de Filosofia e Filologia.

O simpósio será realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de outubro de 2008, e será sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que, além dos programas promotores, envolverá na organização do evento o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, a Faculdade de Letras, o Laboratório OUSIA – Estudos de Filosofia Clássica (registrado no Diretório de grupos do CNPq), o Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade – PROAERA (registrado no Diretório de grupos do CNPq). O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), do Núcleo de Estudos de Antigüidade (NEA) da UERJ e do Centro de Estudos Interdisciplinares de Antigüidade (CEIA) da UFF.

O IIº Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos foi precedido por um evento preparatório nacional: O Seminário OUSIA de Estudos Clássicos 2007, sobre a Poética de Aristóteles, cujos trabalhos estão sendo editados para serem lançados na abertura do evento de 2008. Neste simpósio Internacional estamos reunindo os principais especialistas sobre a Poética de Aristóteles de todo o mundo em torno de um tema delimitado: a produção de emoções pelos diversos gêneros poéticos. Inspira-se nas clássicas discussões a partir da Poética, da Retórica e da Ética a Nicômaco de Aristóteles sobre os efeitos da poesia, especialmente da poesia dramática. O eixo temático gira em torno do conceito grego de PATHOS.

Serviço:
A filósofa francesa Barbara Cassin participará do evento e intervirá na terça-feira 21 de Outubro, de 17h30 à 18h30 no Salão Nobre da UFRJ.

Maiores informações www.ifcs.ufrj.br/afc/pathos.htm.

Fonte: Comunidade França-Brasil

Incubadoras brasileiras terão selo de qualidade

Um dos debates mais aguardados de toda a programação do Seminário, sem dúvida, foi aquele relacionado à criação de uma espécie de certificação para atestar a qualidade do trabalho realizado pelas incubadoras brasileiras. A partir de 2009, o setor de incubação passará a contar com o Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), responsável pela emissão de um selo que funcionará nos mesmos moldes de certificações como o ISO 9000 ou 14000.

O anúncio sobre a criação da nova certificação foi feito por Marcos Suassuna, consultor da Anprotec e presidente do Porto Digital, durante sua participação no XVIII Seminário Nacional de Parques e Incubadoras de Empresas, realizado em Aracaju (SE), no mês passado.

Para Suassuna o movimento brasileiro de incubação tem crescido a uma taxa expressiva nos últimos dez anos, alcançando uma média superior a 25%. “No entanto, essa expansão não tem acompanhado padrões de qualidade. Há muitos centros bons, mas outros que precisam estruturar suas atividades de acordo com a demanda da sociedade", explica.

O Cerne foi concebido por meio de um processo de desenvolvimento inspirado nos modelos de atuação dos SBDC's (Small Business Development Centers) e do BIC's (Business Innovation Centers) que são programas de apoio diferenciado às micro e pequenas empresas norte-americanas e européias, respectivamente.

O modelo a ser implantado no Brasil, no próximo ano, é resultado de uma parceria estabelecida entre Anprotec, SEBRAE, cerca de 40 incubadoras-âncora, além da incubadora espanhola Barcelona Activa, que receberá em dezembro uma delegação brasileira para o intercâmbio de experiências e informações relacionadas a processo de certificação para entidades dessa natureza.

Como funcionará a certificação?
Existem quatro níveis de certificação, de acordo com o padrão da incubadora. O Cerne 1, por exemplo, tem o objetivo de profissionalizar o processo de geração de empreendimentos inovadores. Para receber esse selo, a incubadora precisa atender a 14 requisitos, entre eles, a implantação de sistemas formais de prospecção de oportunidades, plano de negócios, seleção de empresas e gestão financeira.

O segundo nível tem foco na gestão da incubadora. Para receber o Cerne 2, é preciso atender a dez requisitos, como sistema de mapeamento de demanda/oferta, planejamento estratégico e atendimento a empresas associadas. O Cerne 3 busca consolidar a rede de parceiros, com sete exigências a serem atendidas, entre elas a implantação de sistema de incubação a distância, integração com o entorno e formação de rede de especialistas.

Para ser considerada uma incubadora de excelência, a entidade precisa atender, além das exigências anteriores, outros seis requisitos focados em um sistema de gestão da inovação, entre os quais está a criação de um sistema de segurança da informação, gestão ambiental e responsabilidade social.

De acordo com Suassuna, ainda faltam definir questões como o prazo de validade do selo e o custo da certificação para as incubadoras. “O que está bastante claro, por enquanto, é o objetivo da certificação. Para obter o selo de qualidade, as incubadoras interessadas receberão um amplo suporte com o objetivo de avaliar e estruturar os quesitos de cada um dos estágios necessários. Com os processos implantados, será possível solicitar a certificação”, complementa.

Uma comissão avaliará se a entidade solicitante atinge todos os requisitos. Se a resposta for positiva, esta ganha o primeiro selo. O mesmo se repete nos próximos níveis, descreve o consultor da Anprotec. “A certificação trará mais visibilidade para o trabalho desempenhado pelas incubadoras. Possibilitará diferenciá-la não apenas perante o setor, mas também para o grande público", acredita.

Fonte: Anprotec

1º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica

Em 11 de Setembro próximo passado, a Ciser, em solenidade de inauguração de sua nova Unidade Industrial de Sarzedo - MG, lançou sua nova Marca automotiva e também as bases para o 1º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica, junto a seleta comunidade de empresas, universidades, órgãos de fomento e autoridades políticas, representativas de nossa sociedade. Foi um evento significativo na história do Grupo H. Carlos Schneider, superando todas as expectativas e objetivos.

Este evento foi um marco norteador que permitirá a CISER construir um intenso relacionamento com as instituições de Ciência e Tecnologia, buscando o desenvolvimento da empresa e do país, ao mesmo tempo que cria espaço e oportunidade de expressão à futura geração acadêmica.

O Prêmio CISER de Inovação Tecnológica tem como objetivo:
  • difundir e despertar o interesse pela inovação tecnológica;
  • estimular a inovação de produtos e novas aplicações em fixadores – porcas, parafusos e correlatos;
  • potencializar as pesquisas em processos de conformação a frio e a quente a partir de arames ou fio máquina;
  • transformar as idéias criativas em ações inovadoras.
O Prêmio, que terá recompensas monetárias e institucionais, será dirigido à estudantes de graduação em Engenharia, Tecnologia e professores universitários, voltado ao setor metal-mecânico. Esta iniciativa pioneira no segmento onde a empresa atua, conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina.

O regulamento está em fase final de elaboração e as inscrições irão transcorrer no período de 21/10/2008 a 30/04/2009 no site www.ciser.com.br

Fonte: Ciser

COMMUNIQUE : CONCOURS DES MOTS POUR VOIR

Pour sa 9ème édition, le Concours d’écriture international pour les jeunes francophones propose un support de 5000 images couvrant l’ensemble du patrimoine artistique mondial depuis l’époque précolombienne jusqu’à Picasso. Il s’agit d’écrire un texte à partir d’une image selon une série de scénarios proposés sur le site imageimaginaire.

L’objectif est de proposer une ouverture vers l’histoire de l’art et de susciter l’écriture inventive.

Le concours concerne élèves et étudiants français et étrangers de 14 à 20 ans (quatre catégories). Dès leur inscription, les participants auront libre accès à l’ensemble des ressources (animations, dictionnaires, poésies lues et chantées etc.) du site www.texteimage.com.

Les inscriptions sont ouvertes à partir du 15 septembre 2008 sur www.imageimaginaire.com.

Date limite d’envoi des textes : 25 mars 2009.

Le règlement est disponible à l’adresse :
www.imageimaginaire.com/imageimaginaire/quoi.htm


Pour tout renseignement: Christian.perrier@ac-orleans-tours.fr

Source: Comunidade França-Brasil

Artigos e pôsteres científicos premiados no XVIII Seminário Nacional de Incubadoras de Empresa e Parques Tecnológicos

Durante os cinco dias de intensa programação do XVIII Seminário Nacional de Incubadoras de Empresa e Parques Tecnológicos, realizado em Aracaju (SE), no último mês, uma atividade paralela despertou a atenção de muitos participantes presentes ao Centro de Convenções de Sergipe: a exposição de pôsteres e artigos científicos, os quais foram premiados pelos organizadores do evento.

Ao todo, foram apresentados 31 artigos, 34 pôsteres, além da edição de um guia batizado como “Caminhos para o sucesso em Incubadoras e Parques Tecnológicos”, que traz 56 boas práticas recomendadas por pesquisadores de todo o Brasil.

Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues os prêmios às melhores iniciativas para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador em todo o País. Na categoria “Melhor Artigo Completo” o vencedor foi o intitulado Metodologia para definição de mecanismos prioritários ao desenvolvimento de uma região , dos autores Maria Gorete Hoffmann, Maria Angélica Marques, Maria das Graças Cunha, Marcus Dias, Fernando dos Santos e Cleber Borba.

A Anprotec concedeu ao vencedor a premiação de R$ 2 mil em cursos e eventos. Já a menção honrosa ficou com a Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos (Recepet).

Na categoria “Melhor Pôster” o vencedor foi Inserção para promover a inovação: inserção da Intece nas cadeias produtivas da micro-Região do litoral de Aracati visando contribuir para o desenvolvimento local e setorial , dos autores Rogério Mâsih, Jeová Júnior, Roberto Ramos, Maria Lopes. O prêmio concedido foi de R$ 1,5 mil também em cursos e eventos realizados pela Anprotec. A menção honrosa nesta categoria foi dada à Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC).

Por fim, na modalidade “Melhor Boa Prática” saiu-se vencedor o case intitulado Instrumento para disseminação da motivação entre as EBTs do Midi Tecnológico: o sino da prosperidade , de Jamile Sabatini Marques, Alessandra Gallon, Daniela Jacobina e Sandra Ensslin, com prêmio de R$ 1 mil em cursos e eventos. A menção honrosa da categoria novamente ficou com a Recepet.

Fonte: Anprotec

Colóquio da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação firma base de cooperação entre os países

O 1º Colóquio da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (Rede Mussi), será realizado de 4 a 7 de novembro no Rio de Janeiro. O evento será promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, com o tema "Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo França-Brasil".

Debater quais serão as pautas e ações acadêmicas, científicas e políticas da Rede Mussi para os próximos anos e levantar idéias para alimentar as suas ações são os principais objetivos. A perspectiva é que sejam feitas parcerias em torno de temas de interesse e o intercâmbio entre alunos, professores e publicações conjuntas seja promovido.

A rede leva em consideração os aspectos culturais, sociais, educativos, científicos e econômicos para chegar a sua finalidade, que é propor eixos de pesquisa para constituir espaços de debate sobre as questões da informação. O colóquio se direciona aos pesquisadores em ciências da informação, pesquisadores seniores, doutorandos, recém-doutores, jovens estudantes e profissionais do campo da informação.

O colóquio será dividido em três eixos temáticos, com o primeiro abordando os aspectos epistemológico e histórico, o segundo contemplando questões práticas e empíricas e o terceiro debatendo a parte técnica-operacional. O comitê científico do evento será formado por pesquisadores de diversas universidades, entre elas a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Toulouse 3.

Abertas as inscrições para participantes com apresentação de trabalho e participantes ouvintes. Para se inscrever, acesse o site:
www.coloquiomussi.icict.fiocruz.br

Serviço
- Abertura e Conferência Inaugural
Local: Fórum de Ciência e Cultura / UFRJ
Dia 04 de Novembro 2008.
Endereço: Av. Pasteur 250, 2o. andar. Urca - Rio de Janeiro – RJ
CEP 22995-900
Tel: (21) 2295-1595 ramais: 113 e 117

- Mesas-Redondas e Sessões de Comunicação
Local: Casa da Ciência / UFRJ
Dias 05, 06 e 07 de Novembro 2008.
Endereço: Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo Rio de Janeiro RJ CEP 22290.160
Telefax (21) 2542.7494

Para mais informações falar Icict pelo telefone 38653265 ou pelo e-mail

Fonte:ICICT/Fiocruz