sexta-feira, 9 de maio de 2008

5 mil novas vagas em cursos profissionais em Pernambuco

A população do Estado de Pernambuco ganhará 5.249 novas vagas para cursos profissionais. O anúncio foi feito no último dia 2, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma/PE), Aristides Monteiro. Foi anunciada também a criação de dez novos cursos profissionalizantes.

As vagas serão dividas entre cursos a distância e presenciais e estarão disponíveis para 18 municípios, mais o arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo a secretaria, cerca de 80% serão para alunos egressos da rede pública de ensino. A meta é publicar os editais de seleção até o próximo dia 16. Somente neste ano, já foram investidos cerca de R$ 19 milhões na compra de equipamentos, reforma de prédios e implantação dos novos cursos.

Para o ensino presencial, serão 2.564 novas vagas. Em Recife, serão 1.105 cadeiras disponíveis. Os municípios de Bom Jardim e de Palmares ganharam 200 e 310, respectivamente. Também ganharão vagas os municípios de Pajeú (295), Escada (190), Caruaru (140) e Serra Talhada (260). Os dez novos cursos oferecidos serão de mecatrônica, logística, lavanderia industrial, design gráfico, higiene dental, agente comunitário em saúde, gestão de varejo, agroindústria, zootecnia e processos industriais.

Já os cursos a distância serão sobre informática, enfermagem, gestão de varejo, segurança do trabalho e agente comunitário. As 2.685 vagas disponíveis serão distribuídas pelos municípios de Recife, Itacuruba, Floresta, Petrolina, Araripina, Ouricuri, Serra Talhada, Ibimirim, Tabira, Garanhuns, Caruaru, Umari/Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Escada, Palmares, Nazaré da Mata e Paudalho, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Estes cursos serão realizados com recursos de tecnologia da informação, internet e ferramentas multimídias.

As inscrições deverão ser feitas entre 26 de maio e 8 de junho no site www.upenet.com.br . O processo seletivo será realizado em etapa única, no dia 6 de julho. Ele será constituído por uma prova envolvendo questões de português, matemática e conhecimentos gerais. O resultado final deverá ser divulgado no dia 21 de julho.

Mais informações, no endereço www.sectma.pe.gov.br .

Fonte: Gestão CT

Fapemig lança edital de Apoio às Incubadoras de Empresas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou, no dia 6, o seu edital de “Apoio às Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica”. Os interessados deverão enviar suas propostas até o dia 7 de julho, por meio do preenchimento do formulário do aplicativo ÁgilFap.

A chamada pretende conceder aporte de recursos financeiros para o desenvolvimento e a consolidação de incubadoras de empresas de base tecnológica visando a indução e a implementação de projetos de inovação tecnológica em micro e pequenas empresas de base tecnológica.

Será disponibilizado R$ 1 milhão. Podem participar da chamada centros de pesquisa, universidades e instituições de ensino ou órgãos públicos que realizem atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica, desde que sejam sediados no Estado.

De acordo com o edital, os candidatos devem ter cadastro atualizado no Sistema WEB de Acompanhamento de Desempenho de Incubadoras (WEB-ADI), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

As propostas aprovadas serão contempladas com a concessão de até três bolsas de Gestão em Ciência e Tecnologia por projeto, com o pagamento de cursos de capacitação e treinamento e com equipamentos e material permanente para uso das empresas incubadas. Cada proposta deverá ser executada num prazo máximo de 30 meses, contados a partir da publicação do Termo de Outorga Eletrônico no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

A íntegra do edital está disponível no link:

Cetec tem laboratório acreditado para instrumentos de pressão

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) acreditou, no dia 16, o Laboratório Blaise Pascal da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Agora, o laboratório está reconhecido e certificado para realizar calibrações de instrumentos de medição de pressão.

Segundo informações do Cetec, o laboratório presta serviços de calibrações de instrumentos como manômetros, vacuômetros, transdutores de pressão e manômetros de coluna líquida. A expectativa do Cetec é que a acreditação traga o aumento da demanda por estes tipos de serviços metrológicos.

Ainda de acordo com o Cetec, pesquisadores do laboratório estão trabalhando na implantação de um padrão de pressão absoluta, a partir de um projeto financiado pela Finep. O instituto informou que o novo padrão atenderá a uma demanda que é hoje fortemente reprimida pela falta de laboratórios especializados no Brasil.

O pedido de acreditação para o Laboratório Blaise Pascal foi encaminhado ao Inmetro no início de 2007. O laboratório opera a partir da norma NBR ISO IEC 12025:2005.

Para mais informações, acesse o link:

Prorrogado o prazo de inscrição e submissão de trabalhos para Congresso Brasileiro de Geologia

O prazo para inscrições e submissão de trabalhos ao 44° Congresso Brasileiro de Geologia (CBG), cujo tema é “O planeta Terra em Nossas Mãos”, foi prorrogado até o dia 11 de maio. O evento será realizado, no dia 26 a 31 de outubro, em Curitiba (PR).

O Congresso abordará temas como a economia e a exploração mineral, os desafios e as fronteiras exploratórias do petróleo, o aproveitamento e gestão dos recursos hídricos, os riscos geológicos e desastres naturais, a educação em geologia e meio ambiente e as mudanças e crises geoambientais na história da Terra, entre outros.

A programação do Congresso terá mesas redondas, mini-cursos, sessões técnico-científicas, simpósios temáticos, seminários, excursões, reuniões anuais de sociedades científicas e associações e programas especiais.

O 44° CBG coincidirá com a comemoração do Ano Internacional do Planeta Terra, do aniversário de 101 anos de fundação do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil. O evento objetiva aproximar o pensamento e visão de pesquisadores e leigos em suas responsabilidades com a riqueza, a vulnerabilidade, a qualidade e a sustentabilidade.

O evento é importante para pesquisadores, profissionais, gestores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa dos setores mineral, petrolífero, meio ambiente e recursos hídricos, empresas de serviços, consultoria e usuários dos recursos naturais em geral.

Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 3871-3626 e (41) 3351-6908. Acesse o site do evento www.44cbg.com.br .

Fonte: Gestão CT

IBQP e EBPS lançam curso de 5 Sensos a distância

O primeiro curso de educação a distância da Escola Brasileira de Produtividade Sistêmica (EBPS) - Os Cinco Sensos da Qualidade e Produtividade - será lançado neste mês pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e pela escola. Com carga horária de 8h, o curso terá início no dia 2 de junho e pode ser concluído no dia 13. Os interessados devem se inscrever pelo site www.ebps.org.br até o dia 28 de maio. Após essa data, o aluno vai receber o aviso de confirmação do fechamento da turma, o login e a senha de acesso ao curso e ao download do manual didático.

Os 5 Sensos é um modelo desenvolvido pelo IBPQ, baseado em uma ferramenta de gestão da qualidade e produtividade mundialmente conhecida e refere-se, na ordem, ao Seiri (descarte e classificação), Seiton (Identificação), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde e padronização) e Shitsuke (disciplina), itens que segundo os japoneses são o embasamento do programa de gestão da qualidade. Dessa forma, a proposta do curso é a capacitação dos participantes no uso de uma ferramenta que visa a melhoria, de forma prática e sustentável, do ambiente de organizações públicas e privadas. Além de ser uma ferramenta responsável pela definição de padrões de qualidade dos produtos, processos e serviços, reduzindo custos e desperdícios no ambiente organizacional.

O aluno contará com o apoio de monitores e tutores especialistas em ambientes de aprendizagem e do conteúdo proposto, podendo também trocar idéias com os outros participantes.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.ibpq.org.br

Fonte: Gestão CT

Subdesenvolvimento Sustentável

A segurança alimentar no Brasil está ameaçada pela produção agrícola destinada ao biocombustível e pela economia latifundiária de soja. Os impactos desse processo podem ser observados no aumento do preço do feijão, do arroz, de derivados do leite, entre outros alimentos indispensáveis à mesa do brasileiro.

Esse é o ponto de vista defendido pelo professor do Instituto de Relações Internacionais da UnBArgemiro Procópio, que estuda o assunto desde a década de 1980.

A temática está em seu livro Subdesenvolvimento Sustentável, que será lançado no dia 15 de maio, às 18h, no restaurante Camarão & Cia (206 Sul). A publicação inédita trata também das contradições do governo Lula com a política de incentivo ao bioetanol, da crise ambiental brasileira, do narcotráfico, da lógica do agronegócio e da ameaça a outros benefícios essenciais à vida que não à segurança alimentar. A publicação, da Juruá Editora, tem 328 páginas.

Informações pelo telefone 3307 3977.

Fonte: UnB