sábado, 26 de janeiro de 2008

Professores que tiveram alunos em destaque na OBMEP-2007 realizam estágio no IMPA

Os 115 professores da rede municipal, estadual e federal de todos os estados que tiveram alunos de destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2007, estão estagiando no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), no Rio de Janeiro (RJ), até o próximo domingo (27).

O estágio de uma semana - composto de aulas, palestras e atividades pedagógicas - é parte da premiação oferecida aos professores de alunos que tiveram desempenho detacado no evento. Em 2007, o certame teve cerca de 17,3 milhões de alunos inscritos, oriundos de mais de 38.400 escolas de todo o País.

A primeira Olimpíada de Matemática foi na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se, anualmente, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), da qual participam alunos do ensino médio de cerca de 100 países. A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática tem a participação de estudantes de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Em 1994, foi criada a Olimpíada Internacional de Matemática (OIM), voltada apenas para universitários. A IMC já está em sua 13ª edição.

No Brasil, a Academia Paulista de Ciências criou, em 1977, a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos depois, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM, em conjunto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, envolve anualmente a participação de cerca de 200 mil estudantes no País.

Os brasileiros têm tido participação expressiva nas olimpíadas internacionais. Nos últimos anos, o Brasil tem figurado entre os 20 países de melhor rendimento, à frente, por exemplo, da Alemanha, Canadá, França e Inglaterra.

Fonte: Agência CT

LNLS abre período para submissão de propostas para pesquisas

Até o dia 11 de março, está aberto o período para submissão de propostas de pesquisas para utilização das linhas de luz SXS, XAFS, TGM, DXAS, SGM, XRF, XRD2, XPD, SAXS e XRD1 do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

De acordo com a instituição, as propostas que desejam concorrer a turnos no modo Single-Bunch devem ser encaminhadas para esta chamada. As submissões devem ser feitas no site do LNLS e as propostas aprovadas serão agendadas para o segundo semestre deste ano.

Com 20 anos de história, o LNLS já recebeu, até hoje, mais de 6 mil pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. A instituição se destaca no cenário internacional como uma das poucas que possui know-how para construir seus próprios equipamentos científicos. Para mais informações sobre a chamada, acesse http://www.lnls.br/

Reunião Anual
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a instituição realizará a 18ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O encontro ocorrerá no campus da entidade, em Campinas (SP).

A RAU é um fórum para discussões sobre a infra-estrutura existente e em construção para pesquisa no LNLS. O seu objetivo é oferecer aos usuários uma oportunidade de divulgação dos trabalhos realizados com a luz síncrotron utilizando as instalações do LNLS e fomentar novas discussões visando tornar cada vez mais eficiente o atendimento do laboratório aos seus usuários.

Informações sobre a reunião podem ser obtidas neste endereço.

Fonte: Gestão CT

XV International Conference on the Origin of Life - ISSOL 2008

On behalf of the International Society for the Study of the Origin of Life (ISSOL), we have the great pleasure to invite all those interested in the scientific aspects of the origin of life and related issues to attend the 15th International Conference on the Origin of Life scheduled to take place in Florence, Italy, from 24 to 29 August, 2008.

Because of the multidisciplinary character, the study of the origin and early evolution of life, the aim of the conference is to discuss and integrate recent discoveries in manifold scientific fields of exo/astrobiology, including interstellar chemistry, comparative planetology, Precambrian paleobiology, chemical evolution and prebiotic chemistry, microbial evolution, genomics, extremophiles, the search for life in the Solar System, as well as historical and educational aspects related to the origin of life.

We are sure you will enjoy your stay in the city of Florence, the cradle of the Renaissance, and we are confident that both the scientific and the social programs will ensure a happy and productive academic exchange.

We wish you all welcome to Florence in 2008.

Professor Enzo Gallori, Department of Animal Biology and Genetics, University of Florence, Italy,

Professor Renato Fani, Department of Animal Biology and Genetics, University of Florence, Italy,

Download the first circular: http://www.dbag.unifi.it/issol2008/1st%20circular.pdf

Source: Exo-Bio

1º Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional. O evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Ciência e Tecnologia de todo o País.

Promovido pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT), o encontro tem caráter multidisciplinar concentrado nas áreas de Matemática Aplicada e Computacional, Ciências da Computação, Mecânica Computacional, Sistemas e Controle, Modelagem Computacional de Biossistemas e Bioinformática.

O 1º Encontro Acadêmico tem por objetivo promover a integração e permitir a divulgação da importância da multidisciplinaridade na formação de novos profissionais. Cada participante poderá submeter um trabalho científico/tecnológico abrangendo os temas previstos. O prazo para envio dos trabalhos termina no dia 10 de fevereiro.

Para participar acesse: http://www.lncc.br/frame.html.

Fonte: Agência CT

Aumenta o desmatamento na Amazônia

Estimativa baseada no Sistema Deter – Detecção do Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), aponta que o desmatamento na Amazônia pode ter atingido 7.000 km². A maior parte das derrubadas se concentra em Mato Grosso (53,7%), Pará (17,8%) e Rondônia (16%).

“Os novos desmatamentos detectados pelo Deter entre agosto e dezembro de 2007 somaram 3.326 km². Nos anos recentes, a área mapeada pelo Deter representou entre 40% a 60% do que é registrado pelo Prodes, nosso sistema que faz o cálculo anual detalhado da área desmatada. Deste modo, o Inpe considera que entre agosto e dezembro últimos, o desmatamento é da ordem de 7 000 km², com uma variação para mais ou para menos de 1.400 km²”, explica Dalton de Morrison Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do Inpe, que opera os sistemas Prodes e Deter.

Este trabalho complementa o levantamento anual detalhado feito pelo sistema Prodes do Inpe, que usa imagens de satélites com resolução espacial entre 20 a 30 m (satélites Landsat e Cbers). O levantamento do Prodes é feito em escala anual com área mínima de mapeamento de 6,25 hectares, para o período de agosto de um ano a julho do ano seguinte. O levantamento do Prodes para o período entre 01.08.2006 a 31.7.2007 foi concluído em novembro de 2007, e apontou um desmatamento de 11.224 km², com uma margem de erro de 4%.

O Deter é um levantamento rápido feito mensalmente pelo Inpe, com dados de resolução espacial de 250 m. Com este sistema, é possível detectar apenas os desmatamentos cuja área seja maior que 25 hectares. Devido à cobertura de nuvens nas imagens do período, nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo Deter.

Fonte: Marjorie Xavier / INPE

4º Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - IV GeoNordeste

Estudantes e profissionais das áreas ligadas ao geoprocessamento e sensoriamento remoto devem ficar atentos.

Em fevereiro, a comissão organizadora do IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IV GeoNordeste) disponibilizará o site do evento e receberá os trabalhos para apresentação oral e em forma de pôster. O Simpósio acontecerá de 12 a 15 de agosto, em Aracaju (SE), e tem como tema “Geotecnologias e Meio Ambiente”.

O GeoNordeste, que acontece a cada dois anos, tem o propósito de estimular a troca de experiências entre os profissionais desta área e de facilitar a divulgação de trabalhos técnico-científicos que vêm sendo produzidos em diferentes instituições do Nordeste. “Estaremos oferecendo aos participantes três minicursos (Sistema de Posicionamento Global, Satélites de Observação da Terra e Produtos Modis/Terra e SEVIRI/Meteosat), conferências, sessões técnicas e mesas-redondas com profissionais da Embrapa e de outras instituições de destaque nacional”, informa o coordenador do evento Marcos Silva.

A expectativa da comissão organizadora é que cerca de 500 pessoas participem do evento. “Percebemos que o evento tem evoluído a cada edição, tanto em relação a número de participantes quanto na qualidade dos temas abordados. Uma das razões para isso é o avanço desta área aqui no Nordeste e o seu uso em políticas”, acrescenta Silva.

Paralelo ao evento, será realizado uma exposição com grandes empresas do ramo. “O intuito desta exposição é aproximar os participantes das principais tendências de geotecnologias do Brasil”, afirma o coordenador do evento.

O Simpósio é uma realização da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo). Informações preliminares podem ser obtidas pelo e-mail eventos@exitoeventos.com.br ou pelo telefone (79) 2107-8585.

Fonte: Embrapa

8ª ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Realizado pela ANCIB – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação – o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação vem sendo produzido desde 1994, propiciando ao longo de suas oito edições um foro privilegiado para o debate da pesquisa conduzida pela área. Agregando pesquisadores e programas de pós-graduação brasileiros para um trabalho de prospecção e aprofundamento, que envolve desde as políticas até os fundamentos epistemológicos da área, desde 2005 o ENANCIB vem mantendo periodicidade anual, na expectativa de regularizar o fluxo e a circulação da crescente produção científica desenvolvida por sua comunidade. Assim, através do amplo diálogo entre os pesquisadores, a ANCIB procura fazer avançar as atividades de geração de conhecimento incentivando a reflexão sobre temas e tendências acadêmicas da atualidade.

O tema do VIII ENANCIB “Promovendo a inserção internacional da pesquisa brasileira em Ciência da Informação”, procura refletir uma preocupação contemporânea dos programas de pós-graduação da área no sentido de expandir suas atividades e alcançar visibilidade internacional. Incentivadas pela CAPES, as iniciativas voltadas nesta direção garantem maior representatividade para o Brasil no cenário internacional da Ciência da Informação. Atenta à necessidade de projetar o conhecimento que é produzido no país, a ANCIB propõe uma política decidida nesta direção, que alavanque a Ciência da Informação nacional a ampliar a liderança que já exerce na esfera ibero-americana.

Na programação do VIII ENANCIB estão previstas diversas atividades, entre elas conferências proferidas por pesquisadores estrangeiros convidados; apresentação de resultados de pesquisas concluídas e em andamento; reuniões de Grupos de Trabalho (GTs); reunião de coordenadores de programas de pós-graduação em Ciência da Informação; reunião de estudantes de pós-graduação; entrega do Prêmio ANCIB 2007 às melhores dissertações e teses defendidas no período de janeiro a dezembro de 2006; e assembléia geral da ANCIB, para prestação de contas e relatório da Diretoria
Maiores informações no endereço: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/

Fonte: ANCIB