sábado, 10 de novembro de 2007

1º Congresso do Second Life na Educação

Second Life e Educação serão temas do inovador "I Congresso do Second Life na Educação", o evento será realizado por três empresas especialistas em tecnologia, informação e educação (ABCBranding, Dozen e Polivalente Tecnologia) e tem como objetivo apresentar desde informações mais básicas do Second Life, até aplicações mais sofisticadas desse ambiente virtual.

O Second Life embora conhecido por muitos, ainda é um mistério para boa parte dos internautas e profissionais de ensino.

O Congresso acontecerá, inicialmente em São Paulo, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em 1 de dezembro de 2007 (sábado), das 14h00 as 18h00, na Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia - Sao Paulo/ SP.

Simultaneamente ao Congresso será lançado livro sobre o SECOND LIFE com a temática educacional.

O livro " SECOND LIFE e WEB 2.0 na EDUCAÇÃO" tem como diferencial toda a parte teórica a respeito, e também as vivências práticas dos autores João Mattar e Carlos Valente dentro desses ambientes.

O Congresso é inovador, pois permite ao congressista continuarexplorando os temas depois do evento, através dos vários recursos interativos.

Para maiores informações pelo telefone do Congresso: 55 (11) 3711-7020

Fonte: EAD

Seminário - Acesso Livre ao Conhecimento Científico nos Países Lusófonos

Com o objetivo de promover as contribuições dos países de língua portuguesa no debate sobre o acesso livre às informações, acontece, no próximo dia 13, no Rio de Janeiro (RJ), o seminário “Acesso Livre ao Conhecimento Científico nos Países Lusófonos”. Na ocasião, será assinado um protocolo de intenções entre representantes de oito países que utilizam a língua portuguesa em seus territórios. O acordo visa à união dos esforços das nações signatárias para compatibilizar a base de dados de informações científicas e ampliar o impacto da produção de C&T feita nos países lusófonos.

Entre as ações previstas no protocolo estão o apoio ao desenvolvimento de portais em língua portuguesa, o incentivo a grupos que trabalhem sob o conceito de criação colaborativa e a criação de pacotes metodológicos com toda a informação necessária para a implementação de repositórios institucionais e periódicos eletrônicos. Outro ponto previsto no acordo é a sensibilização de instituições governamentais e agências de fomento às iniciativas de acesso livre.

Fora a assinatura do protocolo de intenções, o evento contará com palestras, mesas-redondas e debates específicos sobre o assunto. Entre os temas apresentados estarão o acesso livre no Brasil e em Portugal e as iniciativas do Comitê Gestor da Internet no Brasil para a difusão de conteúdos digitais em português.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), entidade associada à ABIPTI.

As inscrições podem ser feitas no endereço a seguir : http://intgovforum.org/register/index.php

Mais informações, no site www.ibict.br/alemplus

Fonte: Gestão CT

Portal Telecentros recebe o prêmio World Summit Award - WSA

No último dia 5, o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (STI/MDIC), Francelino Grando, esteve em Veneza (Itália), para receber o prêmio World Summit Award (WSA). A premiação foi outorgada ao portal “Telecentros de Informação e Negócios”, desenvolvido pelo MDIC, pelas contribuições para a inclusão digital.

O portal Telecentros foi um dos vencedores na categoria e-Inclusion, direcionada ao uso da Tecnologia da Informação (TI) para a popularização das informações. De acordo com o MDIC, o programa foi considerado uma referência mundial devido ao enfoque no empreendedorismo, incentivo às pequenas empresas e oferecimento de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

O portal funciona há quatro anos. Os cursos oferecidos podem ser feitos de forma presencial ou a distância. Entre as áreas abordadas estão finanças, recursos humanos, gestão, qualidade e tecnologias da produção e vendas.

O prêmio WSA é um dos maiores do mundo no âmbito de conteúdos digitais. Ele foi criado em 2003 e tem a proposta de reconhecer e divulgar as principais ferramentas virtuais desenvolvidas para democratizar o acesso à TI. Ao todo, 650 indicações de 160 países foram recebidas. São premiados cinco vencedores em oito categorias: e-Inclusion, e-Business, e-Government, e-Health, e-Learning, e-Entertainment e e-Science.

Mais informações, pelo telefone (61) 2109-7190.

Fonte:MDIC

O arquiteto Jean-Louis Cohen ministra curso em universidades brasileiras

O professor francês Jean-Louis Cohen, referência internacional na área de teoria e história da cidade e da arquitetura, iniciou, no último dia 7, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso “A arquitetura e a forma urbana da metrópole: séculos 20 e 21”. A iniciativa é do programa Escola de Altos Estudos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-MEC).

A atividade é dividida em três módulos complementares: o primeiro, sob o tema “Metrópole, reforma social e modernidade – 1900-1939”, teve início dia 7, na UFRJ; o segundo módulo, “Massificação, fordismo e grandes projetos – 1940-1980”, acontecerá na Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 12 a 14 deste mês; e o terceiro, “Crises e retorno à urbanidade – de 1980 até hoje”, acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), de 21 a 23 de novembro.

Cohen, da New York University, nos Estados Unidos, e da Université de Paris 8, na França, tem doutorado em história da arte e livros publicados em diversos idiomas. O arquiteto desenvolve pesquisas na França, Alemanha, Itália, Rússia e Estados Unidos, em especial sobre as formas de internacionalização e culturas regionais.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Denise Machado, responsável pela vinda de Cohen ao Brasil, a maior contribuição do especialista é estabelecer relações de teorias e práticas em arquitetura e urbanismo entre diversos países, de forma a mostrar como é estabelecida uma rede de influências mútuas nas formas de pensar e atuar sobre a cidade ao longo da história.

O objetivo da Capes, por meio da Escola de Altos Estudos, é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, fomentando a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional e fortalecendo, ampliando e qualificando os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

As aulas serão transmitidas por meio de vídeo-conferência e poderão ser acessadas pela internet.

Informações complementares podem ser encontradas nos sites www.prourb.fau.ufrj.br , www.fau.usp.br/ensino/pos e www.pos.arquitetura.ufba.br .

Fonte: Capes

7° Curso de implementação das estratégias de controle de vetor

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) iniciou, recentemente, o processo de inscrições para o 7° Curso – Implementação das estratégias de controle de vetor, que será realizado em Manaus (AM), de 14 a 18 deste mês. O evento é organizado pelo Laboratório de Malária e Dengue da Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde do Inpa.

O objetivo do curso é o treinamento e a transferência de informações científicas aos participantes, que devem ter interesse na realização de trabalhos com vetores, doenças tropicais, microbiologia e produtos biotecnológicos como, por exemplo, o uso de bioinseticidas como alternativa no combate aos vetores. A intenção é que o curso estimule os avanços de qualidade que estejam vinculados à preservação da saúde e da biodiversidade.

Serão 150 vagas destinadas a profissionais, professores e pesquisadores da área de saúde, meio ambiente e biotecnologia, assim como estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação.

Entre as instituições que apóiam o evento, está a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é associada à ABIPTI.

Os interessados devem enviar o formulário de inscrição, até a próxima segunda-feira (12), presente no site www.inpa.gov.br , ao e-mail(1) ou e-mail(2)

Fonte: Gestão CT

LNA recebe propostas para o telescópio do Southern Observatory for Astrophysical Research - SOAR

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) está recebendo propostas para o telescópio do Southern Observatory for Astrophysical Research (SOAR). Os interessados podem mandar projetos até o dia 16 de novembro.

Segundo informações do MCT, a idéia é receber projetos para instrumentos da segunda categoria, que seriam considerados instrumentos próprios do SOAR. Os chamados facility instruments são considerados abertos para o uso de toda a comunidade dos parceiros do SOAR.

Os projetos devem conter as seguintes especificações: identificação dos proponentes e enumeração da equipe envolvida no projeto; descrição geral do instrumento; justificativa científica; especificações técnicas para o instrumento; considerações sobre a factibilidade da construção do instrumento; esboço do cronograma para realização do projeto; e estimativa de orçamento.

Os interessados podem encaminhar as propostas para o e-mail. Os projetos serão analisados no fim do mês. Para conferir a íntegra da chamada acesse o endereço: http://www.lna.br/oportunidade6.html .

Fonte: Gestão CT

Abertas inscrições para o Programa de Verão do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC

Encontram-se abertas as inscrições para o Programa de Verão do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), entidade associada à ABIPTI. De 7 de janeiro a 1º de fevereiro de 2008 deverão ser realizados mini-cursos, palestras e workshops nas áreas de ciências da computação, matemática aplicada e computacional, mecânica computacional e sistemas e controle.

O programa tem o objetivo de promover o intercâmbio científico e a disseminação de conhecimento. Entre os temas abordados nas 26 atividades previstas estão “Introdução a Técnicas de Data Mining”, “Tecnologias Intel Multi-Core”, “Estrutura de Dados e Solvers” e “Introdução à Inteligência Artificial”. Cada mini-curso dura de quatro a cinco dias.

Esta é a 6ª edição do Programa de Verão. Ele é direcionado aos alunos em fim de graduação, alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de empresas e indústrias do setor.

As inscrições podem ser feitas até a data de início de cada evento, exceto nos cursos de laboratório, que encerram o período de inscrições uma semana antes de seu início e possuem limite de 40 vagas.

Mais informações, inscrições e programação completa, no site www.lncc.br .

Fonte: Gestão CT

Unesco desafia estudantes brasileiros a usarem mais ciência e pesquisa

O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny, desafiou os jovens brasileiros a estudarem, usando a ciência e a pesquisa como forma de garantir o desenvolvimento sustentável do país. A proposta foi feita durante audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), realizada no último dia 7, com a finalidade de debater a importância da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento.

Segundo Defourny, a ciência precisa popularizar-se cada vez mais e, para que isso aconteça, é preciso que o ensino no país melhore. O representante da Unesco convidou todos a refletirem sobre possíveis formas de o Brasil usar a pesquisa científica para promover o desenvolvimento sustentável do país, destacando a ciência como uma ferramenta na luta contra o aquecimento global e as suas consequências para a Amazônia.

Lauro Morhy, o palestrante que representou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), comentou sobre a importância dos progressos científicos para o avanço da Humanidade, entre eles: o aumento da expectativa de vida; o aumento na produção de alimentos; a criação de novas fontes de energia que livraram as pessoas de trabalhos pesados; a cura e o tratamento de muitas doenças; e a tecnologia para transporte, educação, lazer e preservação ambiental.

Uma das contribuições do diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu Moreira, foi a apresentação do resultado de uma pesquisa feita em todo o Brasil que mostra que os brasileiros têm interesse por ciência e tecnologia, no entanto, dizem ter pouca informação sobre o tema. A pesquisa mostra que a situação se deve a deficiências no ensino brasileiro. Foi revelada, ainda, por meio da pesquisa, uma grande desigualdade em termos de difusão do conhecimento no Brasil, no âmbito das diferentes classes sociais.

Durante a reunião, houve a premiação dos estudantes que venceram o concurso “Ciência e Vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”, promovido pela Unesco e diversos parceiros, entre eles a ABIPTI.

Fonte: Gestão CT

Capes lança edital para formação de recursos humanos no âmbito do SBTVD

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação acaba de lançar um edital que financiará a formação de recursos humanos para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). A data limite para submissão das propostas é o dia 21 de dezembro.

A chamada pretende contribuir para a implantação de redes de cooperação acadêmica no país na área de TV Digital, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

Podem concorrer ao edital RH – TVD programas de pós-graduação stricto sensu, que sejam reconhecidos pela Capes, com áreas ou linhas de concentração em engenharia de software, ciências da computação, engenharia elétrica, gestão, produção, veiculação, interatividade e educação a distância na TV digital. Também podem participar os grupos de pesquisa de cursos das áreas de microeletrônica e telecomunicações. As instituições que não contam com pós-graduação stricto sensu também poderão concorrer, desde que elas façam parcerias com instituições de ensino superior que possuam tais cursos.

De acordo com a chamada, os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo e de missões de pesquisa e docência. As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a implantação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, dessa maneira, as redes de cooperação.

Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado dentro do país. Para as missões no exterior, serão disponibilizadas bolsas na modalidade doutorado sanduíche. Cada proposta selecionada receberá, por ano, R$ 420 mil e terá a duração máxima de quatro anos para execução orçamentária.

A íntegra do edital está disponível no endereço: http://www.capes.gov.br/bolsas/especiais/Programa_Formacao_RH_TVD.html

Fonte: Gestão CT

UFGD abre concurso público para 60 vagas de Professor Adjunto

Estão abertas as inscrições para concurso público da Universidade Federal da Grande Dourados que visa selecionar 60 professores adjuntos em diversas áreas.

As inscrições serão realizadas, preferencialmente, por via postal, no período de
22/10/2007 até as 18h de 22/11/2007 (horário de MS).

O edital completo pode ser acessado no endereço: http://www.ufgd.edu.br/concursos/adjunto2007/EditalPROGRADn58.2007-ConcursoDocente2007.pdf

Fonte: Sbef News