sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

As inscrições para a edição 2007 do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente foram prorrogadas. Agora, a data limite para submissão das propostas é o dia 10 de novembro. O objetivo da premiação é valorizar e incentivar trabalhos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia.

O prêmio é destinado para pessoas físicas ou jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, instituições de pesquisa públicas e privadas, organizações não-governamentais, sindicatos e associações comunitárias. Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Ciência e Tecnologia, Liderança Individual, Associação Comunitária, Organização Não-Governamental, Negócios Sustentáveis e Arte e Cultura.

Os interessados devem se inscrever por meio de remessa postal registrada endereçada ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP: 70.306.970- Brasília-DF.

Outras informações sobre a premiação podem ser obtidas no site http://www.mma.gov.br/ ou pelo telefone (61) 3317-1326.

Fonte: MMA

Capes e Setec- Prorrogado prazo para envio de propostas a programa de apoio a cursos de pós-graduação

Foi prorrogado até hoje (9), o prazo para envio de propostas para o Programa de Apoio a Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu Interinstitucionais na rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC).

O programa é dividido em duas modalidades: uma destinada à formação de turmas especiais de mestrado (Minter); e a outra destinada à formação de turmas especiais de doutorado, sendo ambas as modalidades direcionadas para docentes das instituições federais de educação tecnológica (Ifets).

O principal objetivo do programa é formar mestres e doutores do quadro permanente das Ifets fora dos grande centros de ensino e pesquisa, de forma a assegurar o padrão de qualidade requerido para os cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes.

Um valor global equivalente a R$ 3,84 milhões será disponibilizado aos projetos aprovados, que poderão receber, cada um, até R$ 120 mil por ano. A divulgação do resultado da análise das propostas está prevista para o mês de dezembro.

Mais informações: http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/bolsas/Edital_CAPES_SETEC.pdf
Fonte: Gestão CT

63º Congresso Anual da ABM


Os profissionais interessados em apresentar trabalhos no 63º Congresso Anual da ABM têm prazo até hoje, para enviar os resumos via internet. O maior fórum de debates do setor mínero-metalúrgico da América Latina será realizado na cidade de Santos, litoral paulista, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2008.

As contribuições técnicas devem se enquadrar em um dos quatro temas:
- Fundamentos (Comportamento de Materiais em Temperaturas Elevadas, Corrosão, Diagramas de Fases, Mecânica de Fratura e Integridade Estrutural, Metalurgia Física, Nanotecnologia e Tribologia);
- Processos (Conformação / Estampagem, Conformação / Forjamento, Conformação / Trefilação, Recuperação e Tratamento de Rejeitos, Soldagem, Tratamento Térmico e Engenharia de Superfície);
- Produtos (Desenvolvimento, Adequação e Aplicação de Materiais Cerâmicos, Compósitos e Poliméricos;
- Desenvolvimento, Adequação e Aplicação de Produtos Metálicos Ferrosos;
- Desenvolvimento, Adequação e Aplicação de Produtos Metálicos Não-ferrosos);
- Gestão (de Manutenção, de Meio Ambiente e Sistêmica).

Os participantes do 8º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, evento realizado em paralelo ao Congresso, podem participar com trabalhos de Iniciação Científico-tecnológica. Os resumos também devem ser enviados para a ABM até o dia 9.

Só serão aceitos trabalhos inéditos quanto a sua publicação no Brasil. Os que forem selecionados para apresentação no Congresso, além de serem publicados nos anais do evento, concorrerão a publicações adicionais nas revistas Tecnologia em Metalurgia e Materiais, Materials Research e Matéria, todas classificadas no programa Qualis da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC - como nível A, na área de Engenharia II (Engenharia de materiais, metalúrgica, de minas, nuclear e química).

Os associados da ABM, autores das melhores contribuições técnicas apresentadas no Congresso também concorrem aos prêmios de Reconhecimento Técnico outorgados pela Associação e patrocinados por empresas associadas.

Informações sobre inscrição de trabalhos podem ser obtidas pelo e-mail. Telefone: (11) 5534-4333 ramais 124 e 173, respectivamente.

Fonte: Cimm

2º International Cancer Control Congress - ICCC 2007


O Brasil vai sediar, entre 25 e 28 de novembro, o 2º International Cancer Control Congress (ICCC 2007). O congresso será aberto pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a participação dos principais organismos internacionais de combate ao câncer. O objetivo central do encontro, trazido para o Brasil pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é reforçar a ótica mundial do câncer como problema de saúde pública e fomentar a criação de políticas globais que ampliem a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, racionalizem os gastos públicos, reduzam a incidência de novos casos e melhorem a qualidade de vida de milhões de pacientes.

Mais de 500 especialistas de diferentes países participarão dos quatro dias de evento, que contará com 415 trabalhos científicos e conferências apresentando resultados de pesquisas, novas estratégias de prevenção, projeções de expansão e custos do tratamento. A programação foi montada para oferecer um painel sobre a situação atual da doença no Brasil e no mundo.

Segundo o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, o papel da informação para a prevenção da doença é determinante. Atualmente, o câncer do colo de útero - prevenível, tratável e curável - é o segundo de maior incidência e a quarta causa de morte em mulheres no Brasil. Um dos problemas identificados é que se atua em uma fase tardia da doença, onde os sintomas e sinais já estão instalados. “No caso das mulheres, tomar consciência da importância do exame preventivo pode representar a diferença entre vida e morte”, explica Santini, que também é o coordenador-geral do congresso.

No último ano, foram registrados 130 mil óbitos e estimados 470 mil casos novos de câncer no Brasil. Um volume maior do que o número de casos de aids acumulados em 24 anos. Entre 1979 e 2003, a taxa de mortalidade pela doença cresceu 30% e os gastos do governo federal na assistência oncológica de alta complexidade aumentaram em 103%, de 2000 a 2005.

A Política Nacional de Atenção Oncológica, lançada em dezembro de 2005 pelo Ministério da Saúde (MS), foi uma medida para lidar com esta situação. Para Santini, a realidade brasileira se insere no quadro mundial. ”A OMS calcula que o número estimado de novos casos de câncer em todo o mundo chegará a 15 milhões em 2020. A doença já é a segunda causa de mortes no mundo.

Atualmente 20 milhões de indivíduos vivem com câncer, sendo que cerca de 10 milhões morrem anualmente. A incidência tem aumentado tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, como resultado da crescente exposição a fatores de risco e do aumento da expectativa de vida”, afirma o diretor-geral do INCA.

Segundo Simon Sutclif, presidente da Agência Canadense de Controle e Pesquisa de Câncer (BC Cancer Agency), o evento fomentará uma colaboração global para trabalhar por soluções realistas - considerando culturas e localizações geográficas.

Tupy Fundições apresenta nova tecnologia brunimento em ferro fundido vermicular

O setor de usinagem com ferramentas de geometria indefinida ganha uma tecnologia inédita. O responsável por essa inovação é o mais novo doutor engenheiro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC), Fabiano Mocellin, com a tese “Desenvolvimento de tecnologia para brunimento de cilindros de blocos de motores em ferro fundido vermicular”.

"Existe uma carência no Brasil de profissionais e empresas com domínio e conhecimento referente ao processo de brunimento de cilindros de blocos de motores, até mesmo em ferro fundido cinzento. Acredito que os objetivos da tese foram atingidos", afirma Mocellin, pesquisador e engenheiro de desenvolvimento de produtos da Empresa Tupy Fundições.

"Com certeza, este trabalho trará muitos frutos para as empresas brasileiras do setor", afirma o orientador do Brasil, Dr. Eng. Lourival Boehs (UFSC).

Na Alemanha, os co-orientadores foram Dr. Ing. Eberhard Abele da Universidade Técnica de Darmstadt - PTW e o pioneiro em pesquisas na área, o Dipl. Min. Josef Schmid da Nagel/Elgan - empresa alemã, líder em construções de máquinas e ferramentas de brunimento. "Para o sucesso da pesquisa foi necessário, além de uma boa idéia, a combinação de diversos elementos necessários para a realização do processo de usinagem proposto”, comenta Schmid.

Da teoria à prática
O objetivo geral da tese é propor e viabilizar tecnicamente uma solução alternativa para a usinagem de cilindros de blocos de motores produzidos em ferro fundido vermicular.

Essa solução contemplou a redução de custos de fabricação desses blocos de motores com a eliminação das etapas de mandrilamento em semi-acabamento e mandrilamento em acabamento do processo de usinagem, viabilizada pelo desenvolvimento e ampliação da função da primeira etapa de brunimento, denominada brunimento em desbaste.

Dentre os principais pontos levantados por Mocellin, destacam-se:
- Crescente aplicação de blocos de motores em ferro fundido vermicular, principalmente em motores diesel de alto desempenho, o que se deve principalmente às propriedades mecânicas superiores desse material em relação ao ferro fundido cinzento e ligas leves;
- A usinagem de blocos de motores em ferro fundido vermicular é atualmente realizada com sucesso;
- O mandrilamento dos cilindros, normalmente é realizado nas etapas de desbaste, semi-acabamento e acabamento, que são as operações de usinagem mais críticas, quando comparado ao ferro fundido cinzento;
- Algumas pesquisas que apontam para a possibilidade do emprego de brunimento em desbaste, com altas taxas de remoção de material, como alternativa para substituir a operação de mandrilamento em acabamento.

Devido à falta de infraestrutura de pesquisa nessa área no Brasil, toda a parte experimental da tese foi realizada na Empresa Nagel da Alemanha. O pesquisador analisou a influência de diferentes variáveis de entrada, tais como tipos de grãos abrasivos, ligantes, fluidos de corte e parâmetros de processo.

"A elevadas velocidades de corte combinou-se às características desejadas de elevada taxa de remoção, elevada vida de ferramenta, baixa rugosidade, baixo aquecimento e erro de forma da peça. Em nenhuma das literaturas consultadas, tais elementos haviam sido combinados com sucesso. Por fim, análises de custo indicaram que o processo proposto apresenta significativas vantagens econômicas em relação aos métodos de fabricação atualmente empregados para a usinagem de cilindros de blocos de motores”, explica Mocellin.

Análise dos especialistas
O projeto é fruto da parceria entre UFSC, Empresa Tupy Fundições (Brasil), Universidade Técnica de Darmstadt (PTW) e Empresa Nagel (Alemanha). O relator da tese, professor Dr. Álisson Rocha Machado, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acredita que uma das grandes virtudes do trabalho é poder agregar parcerias em torno de uma pesquisa inédita.

“Isso é um grande salto. Outro fator importante é a relevância do tema, já que falta literatura científica sobre o assunto. O conhecimento gerado neste trabalho será importante para todos da área, pois traz um diferencial significativo para a tecnologia do setor".

O diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e membro da banca de defesa, Dr. Anselmo Eduardo Diniz, afirma que os resultados são interessantes e promissores. "A tese tem bastante informação e é excelente poder fazer um brunimento com taxas maiores e com alto tempo de vida das ferramentas. E creio que o Mocellin é um dos poucos doutores em brunimento do país".

Já o Ph.D. João Carlos Ferreira, da área de planejamento e processo da UFSC, também da banca, diz que a cooperação internacional, os diversos equipamentos envolvidos e as várias instituições unidas pela pesquisa são de suma importância. "O resultado é fantástico: possibilidade de substituição da linha que está no mercado por uma melhor e mais em conta".

A Tupy Fundições, localizada em Joinville, Santa Catarina, é considerada no cenário global como um dos maiores fabricantes de blocos de motores em ferro fundido vermicular. Anuncia que já estuda a implantação do processo de brunimento recém desenvolvido. “Esse trabalho significou muito para a Tupy e principalmente para o Brasil, e ainda tem muito a oferecer", comenta Cássio Luiz de Andrade, da Tupy.

Fonte: Cimm

Prova do ENAD terá mais de 250 mil alunos participantes

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será aplicada no próximo domingo, 11, a 258.342 universitários. A prova reunirá alunos ingressantes e concluintes dos cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

Ingressantes são os estudantes que, até 1º de agosto deste ano, concluíram entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Concluintes, aqueles que, na mesma data, terminaram pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que estejam em condições de concluí-lo neste ano letivo.

Além de ingressantes e concluintes, farão a prova estudantes que deveriam fazer a prova em edições anteriores, mas não compareceram nem regularizaram a situação. A participação no Enade é condição indispensável para a emissão de diploma.

No dia do exame, o estudante deve apresentar documento de identidade original, cartão de informação e folha de respostas do questionário de avaliação do discente da educação superior. Os dois últimos documentos foram enviados pelos Correios a todos os participantes — caso o estudante não tenha recebido a correspondência, não será impedido de fazer a prova.

Para a resolução das questões, é necessário levar dois lápis pretos de grafite número 2, apontador, borracha e caneta esferográfica de tinta preta. Não há possibilidade de alteração do local de prova.

Para prestar o exame, o estudante deve chegar ao local de aplicação até as 12h15, pelo horário de Brasília. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 13h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) lembra que o horário de verão deve ser seguido mesmo em localidades que não o adotaram ou que estejam em outro fuso horário.

Fonte: MEC

Finep investirá R$ 330 mi em fundos até 2010

De 2008 a 2010, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) vai destinar R$ 330 milhões para cerca de 25 fundos de investimento em empresas inovadoras, o triplo do total aplicado nos últimos seis anos. A expectativa é que sejam alavancados mais R$ 1,6 bi junto a investidores parceiros, recursos que somados vão beneficiar aproximadamente 300 empreendimentos.

Os aportes serão realizados em fundos de capital semente, venture capital e private equity, modalidades em que os investidores tornam-se sócios das empresas através da compra de participações, o que significa dividir lucros e perdas. O risco da inovação é compartilhado. Caso o projeto vá bem, todos ganham. Caso contrário, as perdas são compartilhadas. As gigantes Microsoft e Google são apenas dois exemplos de sucesso dessa indústria.

Desde 2001, quando iniciou a ação de investimentos, a Finep aplicou R$ 112 milhões em 12 fundos, sempre administrados por gestores especializados em garimpar bons projetos nos mais diversos setores. Os fundos, por sua vez, repassam o dinheiro às empresas. Ao todo, 31 já foram beneficiadas.

Até o fim deste ano, a Finep pretende aprovar investimentos em quatro novos fundos. O maior deles, com patrimônio de R$ 300 milhões, será de private equity, modalidade voltada a empresas de médio porte que ainda não estão prontas para ingressar na bolsa de valores. Cerca de 12 companhias serão apoiadas. A Finep vai aplicar R$ 15 milhões

Os outros três fundos são de capital semente, modalidade que beneficia empreendimentos nascentes, muitas vezes ainda dentro de incubadoras. Juntos, aplicarão R$60 milhões em cerca de 40 empresas, dos quais R$ 24 milhões virão da Finep.

A empresa apóia a criação de fundos de investimento através da Incubadora Inovar, lançada em 2001. Trata-se de um consórcio de investidores institucionais que selecionam gestores e aportam recursos na indústria de venture capital.

Além da Finep, são membros da iniciativa: o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Brasil Investimentos (BB - BI), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e os Fundos de Pensão dos funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Fapes), do Banco do Brasil (Previ), da Petrobras (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef).

Fonte: Agência CT

3º Workshop para o Setor Aeronáutico


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Associação de Inteligência em Manufatura (AIM) abre inscrições para o III Workshop para o Setor Aeronáutico, que ocorre no dia 4 de dezembro.

O evento é destinado a congregar, em um mesmo ambiente de discussão, equipes de desenvolvimento de produto e de manufatura do setor aeronáutico, bem como instituições que estão realizando trabalhos aplicados neste meio, enriquecendo assim as possibilidades de ações conjuntas.

Neste ano, o Workshop recebe colaboradores do setor aeronáutico, tais como, Jefferson de Oliveira Gomes, José Gamarra, Dirk Rabbeneck, Christof Sinn, Celso Antônio Barbosa e Reginaldo Teixeira Coelho para a apresentação de palestras.


Os palestrantes discorrerão sobre as tendências e estratégias para o avanço do setor.

Outras informações, programação e inscrições estão disponíveis no endereço www.ita.br/aim

Fonte: ITA

Abertas inscrições para pós-graduação em Física no CBPF

Os interessados em ingressar no mestrado ou no doutorado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT) têm todo mês para se inscrever. A seleção para o primeiro semestre de 2008 está aberta àqueles que concluíram curso de graduação em Física ou áreas afins, e será feita mediante prova individual, sem consulta e com duração de quatro horas, no dia 12 de dezembro, às 9h, no auditório da instituição, no Rio de Janeiro.

Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que compreendeu o triênio 2004 – 2006, a pós-graduação acadêmica do CBPF recebeu o conceito máximo, dado apenas às instituições com nível de excelência e desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.

Para a inscrição, o candidato deverá apresentar três fotos 3x4, cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, histórico escolar, currículo e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau. Também é necessário o preenchimento do formulário de inscrição, disponível online (http://www.cbpf.br/pos/inscricao_pg.php ).

Mais informações na Pós-Graduação em Física do CBPF/ Coordenação de Formação Científica do CBPF/MCT - Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, CEP 22290-180 - Rio de Janeiro (RJ), Brasil - Tel.: +55 (21) 2141-7163 / 2141-7203 Fax: +55 (21) 2141-7400 pelo e-mail ou no endereço: http://www.cbpf.br

Fonte: Maria Luiza Costa Martins / CBPF

Seminário de Mobilidade Urbana - CICLOVIAS


Fonte: Civil Ufes