terça-feira, 30 de outubro de 2007

Segundo Cimatec é inaugurado na Bahia

Foi inaugurada nesta segunda-feira (29/10), em Salvador, a segunda unidade na Bahia do projeto Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec 2), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participaram da cerimônia de inauguração do centro, que foi construído com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, totalizando R$ 16,2 milhões.

O centro atua na formação de recursos humanos qualificados, desde cursos básicos de aprendizagem industrial até mestrado. O Cimatec também está capacitado para prestar serviços técnicos e tecnológicos especializados e promover pesquisa aplicada nas suas diversas áreas de atuação.

A segunda fase do projeto amplia áreas de competências e a capacidade de atendimento à indústria, passando também a atuar nas áreas de microeletrônica e eletrônica embarcada, mecânica de precisão e engenharia automotiva.

Os serviços são agrupados em cinco subconjuntos principais: pesquisa aplicada; assistência técnica e tecnológica; informação tecnológica; formação profissional (longa duração, desde o nível básico até o superior tecnológico e a pós-graduação).

Mais informações: www.cienciaetecnologia.al.gov.br

Fonte: Agência Fapesp

19º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica

O 19º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, que ocorrerá de 5 a 9 de novembro, em Brasília, pretende contribuir para a troca de conhecimentos entre cientistas ligados a todas as grandes áreas das ciências mecânicas e engenharia.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, o evento teve sua primeira edição em 1971 e é realizado a cada dois anos em uma cidade brasileira. O tema que conduzirá os simpósios, mesas-redondas e apresentação de trabalhos será “Universidade e empresa: A engenharia necessária”.

“Bioengenharia”, “Engenharia aeroespacial”, “Engenharia offshore e de petróleo, “Otimização e projeto de sistemas mecânicos”, “Dinâmica, mecânica dos sólidos e estruturas”, “Energia e sistemas térmicos”, “Combustão e engenharia ambiental” e “Mecânica computacional” serão assuntos em pauta.

Mais informações: www.cobem2007.com.br

Fonte: Agência Fapesp

7ª Jornada do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais - Cape

7ª Jornada do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape), da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), será realizada no dia 6 de novembro, na capital paulista.

O objetivo do evento é expor resultados de casos clínicos e de projetos de pesquisa relacionados à área de odontologia para pacientes com necessidades especiais.

“Pacientes odontológicos comprometidos sistematicamente” será o tema abordado pelo convidado internacional, o professor Michael Glick, Escola de Odontologia e Saúde Oral do Arizona, nos Estados Unidos.

Mais informações: www.cape.fo.usp.br

Fonte: Agência Fapesp