domingo, 19 de agosto de 2007

Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos tem período de inscrição prorrogado

A inscrição para o Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos, que será realizado na UFMG no período de 16 a 19 de setembro, poderá ser feita até o dia 30 de agosto.

A professora Ana Lúcia Gazzola, diretora do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), um dos promotores do evento ao lado da UFMG, destaca que até o início deste mês, 45 universidades do Brasil, Equador, Peru, Colômbia, México, Venezuela e El Salvador, entre outros países, já tinham confirmado presença.

Segundo Ana Lúcia, o Congresso abordará o compromisso social das universidades da América Latina e do Caribe e abrirá oportunidades para cooperação entre as instituições. “Nossas universidades devem, sim, se preocupar com a produção de um conhecimento de qualidade, mas não podem perder de vista a sua pertinência e relevância. Elas precisam estar enraizadas em sua terra e sintonizadas com o seu tempo”, afirmou a professora, ao lembrar que a universidade é um poderoso instrumento de construção do desenvolvimento sustentável.

As inscrições para o Congresso de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos são gratuitas e devem ser feitas no endereço.

Apesar do nome, o evento não é destinado apenas a reitores e dirigentes universitários. Qualquer pessoa interessada no tema do compromisso social pode participar.

Fonte: Notícias Ufmg

Divulgado o resultado do Prêmio de Excelência ABED

A ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, divulgou no último dia 03 a relação dos contemplados com o Prêmio Excelência ABED:

CATEGORIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

1º lugar
DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Instituição Ganhadora: NESPRON/UnB
Autores: Sérgio Saraiva Nazareno dos Anjos, Eduardo Xavier da Silva, Elioenai Dornelles Alves, Maria da Gloria Noronha Serpa
Apresentador: Elioenai Dornelles Alves
Sub-categoria: Cursos

2º lugar
INTRODUÇÃO À SAÚDE INTEGRAL DE JOVENS E ADOLESCENTES
Instituição Ganhadora: NESA/UERJ
Autores: Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/UERJ)
Apresentadora: Eloisa Grossman
Sub-categoria: Cursos

3º lugar
GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS
Instituição Ganhadora: PUC-SP/CONSED
Autores: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Fernando José de Almeida, Maria Elisabette B. Prado, Flávio dos Santos Sapucaia, Mônica Franco Gardelli, Ligia Cristina Bada Rubim, Felipe Casaburi Ferreira
Apresentadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Sub-categoria: Modelo de EAD

Menção Honrosa
PROGRAMA DE REVISÃO DO ROF PARA MAQUINISTAS DA CVRD
Autores: Luciana Maria Allan e Claudio Fernando André
Apresentadora: Luciana Maria Allan
Sub-categoria: Cursos

CATEGORIA PESQUISA

1º lugar
DA TEORIA DA ATIVIDADE A ATIVIDADE DOCENTE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APOIO À APRENDIZAGEM
Autores: Mariano Castro Neto, Arsênio José Carmona Gutiérrez e Vania Ribas Ulbricht
Apresentador: Mariano Castro Neto
Sub-categoria: Metodologia de EAD

2º lugar
COMPONDO: UMA METODOLOGIA PARA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REDE COLABORATIVA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autores: Maria Carolina Santos de Souza e Teresinha Fróes Burnham
Apresentadora: Maria Carolina Santos de Souza
Sub-categoria: Metodologia de EAD

3º lugar
DESIGN DE AMBIENTE COLABORATIVO PARA O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS
Autores: Maria Cláudia Costa, Alex Sandro Gomes, Hugo Calazans
Apresentadora: Maria Cláudia Costa
Sub-categoria: Tecnologias

Menção Honrosa
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EAD
Autor: João Vianney Valle dos Santos (Apresentador)
Apresentador: João Vianney Valle dos Santos
Sub-categoria: Metodologia de EAD


COMISSÃO AVALIADORA
Ana Claudia Freire (Coordenadora de Inovação e Pesquisa da UC Vale do Rio Doce/RJ)
Antonio Ivo de Carvalho (Professor Dr./Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-FIOCRUZ)
Bernardo Kipnis (Professor Dr.Educação/UnB)
Carlos Roberto Juliano Longo (Professor Dr./Coordenador FGV Online/RJ)
Francisco Antonio Soeltl (Presidente da Micropower/E-learning Brasil)
Francisco Villa Ulhoa Botelho (Professor MSC/Diretor do Centro Católica Virtual e EAD da Universidade Católica de Brasília)
Lina Sandra Barreto (Professora MSC UnB/ Diretora ABED/ Coordenadora do Prêmio ABED)

Fonte: Abed

Argentina e Bélgica buscam parcerias com empresas no Brasil

As empresas brasileiras têm despertado o interesse de outros países. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ( Fiesp) recebeu, ontem, a presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento e Investimentos da Argentina ( ProsperAr) , Beatriz Nofal , além de uma missão belga - ambos buscando incentivar o intercâmbio de investimentos com o Brasil.

No caso argentino, Beatriz Nofal cumpriu uma série de reuniões no País para debateruma parceria na produção de etanol, o ambiente macroeconômico argentino e perspectivas para o Mercosul, com o governo e a iniciativa privada nacional. "Estamos firmando uma agenda comercial e de investimentos para o Mercosul, visando a integração de nossa cadeia produtiva e a consolidação da união aduaneira", afirmou a representante argentina, que manteve reuniões com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos ( Apex-Brasil) , a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ( ABDI) , o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae) e no Itamaraty.

Segundo Beatriz, o setor de biotecnologia é um exemplo de cadeia inovadora e de trabalho conjunto que pode ser expandido para o bloco. A presidente da ProsperAr afirmou que seu País quer atrair investimentos estrangeiros e os setores de autopeças, alimentos, bebidas, construção, siderúrgico e têxtil apresentam oportunidades.

Quanto aos possíveis entraves para atingir este objetivo, Beatriz garantiu que o déficit energético é um problema superado. "Tivemos uma demanda maior que a oferta por conta do período de seca e do crescimento argentino, mas até o ano que vem vamos equacionar isto", afirmou.

Bélgica
A comitiva Belga também está buscando uma integração produtiva com o Brasil. O projeto, chamado 'Plataforma de Liège', é fruto de parcerias público- privadas na Bélgica e busca empresas interessadas em transferir a etapa final de sua cadeia produtiva ao país para acessar o mercado europeu. A idéia inicial é promover parcerias com médias e grandes empresas do Brasil e China. No Brasil, setores como o siderúrgico, de papel e celulose, farmacêutico e de carnes têm potencial para atingir o mercado belga.

Fonte: Abdi

UTP promove VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa

A Universidade Tuiuti do Paraná e a Funadesp – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular promovem, de segunda a quarta-feira próximas (20 a 22), em Curitiba, o VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e II Encontro Nacional do Fórum de Extensão.

A sessão de abertura será às 19h de segunda-feira (20), no Hotel Rockefeller (Rua Rockefeller, 11, bairro Rebouças).

Até quarta-feira (22), representantes de instituições de ensino superior particulares de todo o país discutem, através de palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho, as questões relativas ao desenvolvimento, perspectivas e encaminhamento atuais da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão na realidade brasileira.

Informações pelo endereço ou pelo telefone (41) 3331-7644.

Fonte: Abdi