segunda-feira, 4 de junho de 2007

ABG - Associação Bernard Gregory fomenta a parceria entre IES e Empresas

A associação Bernard Gregory favorece a inserção de pesquisadores brasileiros e franceses nas indústrias e empresas brasileiras.

A missão da ABG Brasil é de inserir doutores no mundo empresarial para atuarem em áreas específicas, com o objetivo de fornecer novos talentos para o mercado, com alto nível de qualificação e que atendam ao perfil requerido pelas organizações. A ABG trabalha com a inserção profissional dos doutores em empresas por meio de:

* Informação, e acompanhamento individual em busca do emprego;
* Promoção da formação técnico-científica junto ao mundo empresarial;
* Difusão de ofertas de emprego e currículos

Maiores informações pelo site : www.antenaabgbrasil.org.br

Fonte: FIEP

Embrapa inicia programa de incubação de empresas do agronegócio no Ceará

No dia 23 de junho, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assina convênio de parceria em incubação de empresas de base tecnológica agropecuária com o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A assinatura do convênio, que será realizada na sede da Unidade, dá início ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia (Proeta).

O objetivo principal do Proeta que é parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - é estimular a criação e a instalação de micros, pequenas e médias empresas do agronegócio, que utilizem tecnologias geradas ou adaptadas pela Embrapa, a partir do processo de incubação. Esse processo promove o desenvolvimento socioeconômico ao induzir o surgimento de unidades produtivas que contribuam para o aumento da produção e a criação de postos de trabalho, a custos reduzidos.

A incubação caracteriza-se pela utilização de espaço físico especialmente construído ou adaptado, localizado em qualquer incubadora, para alojar temporariamente empresas cujo diferencial de negócio seja a inovação tecnológica. Segundo o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite, "o Proeta pode ser considerado uma resposta inovadora da Embrapa às demandas regionais de transferência de tecnologia, e se constitui como uma oportunidade de alavancar o desenvolvimento e dar base ao empreendedor para constituição de empresas no setor agropecuário".

Edital
No mesmo dia, será lançado o Edital para selecionar as empresas a serem incubadas. As propostas inscritas serão avaliadas quanto à viabilidade técnica, econômica e financeira do empreendimento e à capacidade técnica e gerencial do empreendedor. Segundo o consultor da Embrapa Agroindústria Tropical, Joselito Brilhante Silva, "serão consideradas relevantes e objeto de avaliação, o impacto social do empreendimento e da tecnologia, bem como a responsabilidade social da empresa".

Os interessados podem consultar o edital ou diretamente na sede da empresa, na Rua Dra. Sara Mesquita, 2.270, Fortaleza (CE), no horário de 7h30 às 16h30, até 21 de julho. É possível também obter informações pelo telefone (85) 3299-1893 ou pelo e-mail.

Fonte: Teresa Barroso / Embrapa