quinta-feira, 17 de maio de 2007

Aspectos sociais e tecnológicos das atividades de inovação

Rumos incertos

Cientistas sociais alertam para o risco de que a discussão sobre inovação tecnológica se atenha mais à forma do que ao conteúdo. Desse modo, os processos passariam a ficar encerrados no universo exclusivo da administração e, portanto, distantes das reais demandas da sociedade.

“É importante que, na questão da inovação tecnológica, as ciências sociais estejam mais presentes, para que a discussão seja mais aberta. É importante diminuir o distanciamento que costuma existir entre aspectos sociais e tecnológicos”, afirma Thales de Andrade, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em artigo publicado no número 66 da revista Lua Nova, o pesquisador aponta que o rumo que está sendo seguido hoje pode ser classificado como incerto. Para ele, na discussão sobre inovação falta a presença de uma agenda “mais sociológica”.

“Os inovadores muitas vezes se transformam em gerentes, ou são a eles subordinados. Essa reflexão tem conduzido várias pesquisas para um foco em inovação sem tecnologia”, diz. Segundo Andrade, o foco excessivo na gestão acaba tirando a importância da questão propriamente tecnológica sobre inovação, do estudo dos objetos e conjuntos técnicos e de suas propriedades.

Como a filosofia das técnicas desenvolvidas nas últimas décadas, segundo Andrade, tem potencial de articulação com a sociologia e a economia, é possível imaginar o surgimento, a partir desses cruzamentos, de uma nova teoria sobre a relação entre tecnologia e desenvolvimento social.

“Sem uma discussão dos objetos técnicos e da prática compartilhada da inovação e uma abordagem institucional da tecnologia, a compreensão dessa chamada técnica moderna se dará apenas parcialmente”, diz o pesquisador.

Para ler o artigo Aspectos sociais e tecnológicos das atividades de inovação, disponível na biblioteca eletrônica SciELO (Bireme/FAPESP), clique aqui

Fonte: Eduardo Geraque / Agência FAPESP - 17/05/2006