domingo, 6 de maio de 2007

Brasil e Cepal fecham acordo na área de energia

O projeto tem foco no estudos dos biocombustíveis, mudanças climáticas, propriedade intelectual e financiamento de processos industriais sustentáveis. Durante sua visita ao Chile o presidente Luiz Inácio Lula da Silva efetuou a assinatura do documento junto com o secretário-executivo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), José Luis Machinea.

O objetivo do acordo é integrar atividades programáticas definidas no planejamento estratégico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) particularmente na área de desenvolvimento sustentável, incluindo a produção de biocombustíveis, estudos sobre as mudanças climáticas, e análises comparativas das políticas de inovação e propriedade intelectual dos dois países.

Também ficou acordado a produção de estudos sobre a viabilidade da biomassa como fonte alternativa de energia. Será fomentada a capacitacão, difusão e intercâmbio de informações em áreas relevantes para os setores industriais.

Este é o incío de uma ampla divulgação que deve ser complementada através de seminários, publicações técnicas e outras modalidades de cooperação. O memorando termina mencionando a criação de uma rede latino-americana e caribenha de técnicos de governo para intercâmbio de experiências e informações.

Fontes: Agência CT

Química e Esporte para Poetas

A Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está promovendo o ciclo de palestras “Química e Esporte para Poetas”, que apesar do nome é volta para pesquisadores, estudantes e curiosos sobre o tema.

O objetivo é refletir, no contexto dos Jogos Pan-Americanos, sobre as pesquisas que apresentam maneiras de melhorar o desempenho dos atletas.

O encontro, que ocorrerá sempre às terças-feiras, de 8 de maio a 26 de junho, na capital fluminense, é realizado em parceria com a Escola de Educação Física e Desportos e com o Instituto de Química, ambos da UFRJ. O Instituto de Química será o responsável pelos exames antidoping durante os Jogos Pan-Americanos.

As inscrições são gratuitas e as palestras poderão ser acompanhadas em tempo real pela internet.

Mais informações: www.casadaciencia.ufrj.br.

Fonte: Agência FAPESP

Evolução darwiniana e ciências sociais

O terceiro seminário do Ciclo Temático “Evolução Darwiniana e Ciências Sociais” ocorrerá no dia 24 de maio, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. O seminário terá transmissão ao vivo pela internet.

O evento contará com a presença de dois debatedores: a antropóloga Eliane Sebeika Rapchan, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o etólogo Eduardo Ottoni, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP.

A promoção é do IEA e do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Os seminários serão realizados mensalmente durante todo o ano, sempre com a participação de um pesquisador das ciências naturais e outro das sociais.

Mais informações: www.iea.usp.br.

Fonte: Agência FAPESP

Indústria cultural e organizações

O seminário “Indústria Cultural e Organizações" acontecerá no dia 11 de maio de 2007, das 10:30 às 12 horas, no Salão Rosa - CCJE (Entre ED1 e ED 2), do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES.

O seminário será ministrado pela Prof. Dr. Marcelo Dantas, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, nesta universidade.

As inscrições são gratuitas, porém devem ser realizadas por meio do e-mail , devido ao número limitado de vagas.

Fonte: UFES

Programa de pós-graduação em produção vegetal

De 01 a 30 de Junho estarão abertas as inscrições no Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal para as duas linhas de pesquisa: Fitotecnia e Recursos Florestais.

Este Programa está instalado na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre.

Maiores informações visite> www.cca.ufes.br/ppgpv/

Fonte: CCA / UFES

Divulgação científica, tecnológica e de inovação na Amazônia

O MCT lançou um edital que selecionará projetos voltados à divulgação científica, tecnológica e de inovação na Amazônia. A data limite para submissão das propostas no formulário eletrônico do CNPq é o dia 11 de junho.

Os interessados deverão apresentar propostas relacionadas a pelo menos um dos seguintes temas: recursos pesqueiros e organismos aquáticos; recuperação de áreas degradadas; e produtos madeireiros e não madeireiros.

De acordo com o edital, o proponente deverá ter comprovada experiência na área de divulgação científica, tecnológica e de inovação. Além disso, é necessário ter vínculo empregatício com instituições sediadas na região amazônica, com atuação na área de divulgação científica, incluindo instituições de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e instituições que se dediquem à capacitação, ao desenvolvimento tecnológico ou a atividades de extensão e transferência de tecnologia, públicas ou privadas, sem fins lucrativos.

As ações de divulgação terão como público-alvo a população local; as instituições de ensino formal e não-formal (professores, extensionistas, monitores); as instituições de públicos específicos (associações, sindicatos, cooperativas); gestores públicos; e tomadores de decisão da região amazônica.

Os interessados deverão apresentar as suas propostas sob a forma de projetos e encaminhá-las ao CNPq, exclusivamente pela internet, por meio do formulário de propostas online, que se encontra na página: www.cnpq.br/editais/ct/2007/003.htmdo edital.

Fonte: Gestão CT