terça-feira, 17 de abril de 2007

Brasil e França querem ampliar parceria educacional

A ampliação da cooperação educacional, científica e tecnológica entre o Brasil e a França foi defendida por representantes de ambos os países, no dia 16, durante a abertura do 3° Fórum Brafitec, em Fortaleza (CE). O encontro promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) trata do programa Brafitec, uma parceria da agência brasileira com a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros da França (CDIF).

O programa financia o intercâmbio de estudantes de engenharias entre os dois países. Cerca de 700 estudantes de engenharias brasileiros e franceses já foram beneficiados por meio de 36 projetos realizados por universidades.

De acordo com a conselheira de cooperação e ação educacional da Embaixada da França no Brasil, Martine Dorance, o Brasil é um parceiro estratégico. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, concorda que devem haver avanços. "As engenharias estão entre as prioridades da Capes, pois fazem parte das áreas que integram a política industrial do governo brasileiro". Além disso, Guimarães afirmou que já está em negociação o apoio da Financiadora de Pesquisa e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT) que deve contribuir no fomento e ajudar na interação com as empresas. A França é segundo país com o maior número de bolsistas da Capes. Em primeiro está os Estados Unidos.

O encontro acabou, no dia 17, com a discussão dos temas dupla titulação em engenharia, os ganhos alcançados na questão da formação de engenheiros, a integração científica e a inovação nos currículos desses cursos. Cerca de 130 pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e franceses participaram do Fórum, que aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Beach Park, em Fortaleza.

Fonte: Capes

Especialização em gestão estratégica da inovação e do conhecimento

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais (IEL/MG), realizarão, no período de maio de 2007 a abril de 2008, o 1º Programa de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e do Conhecimento.

O curso tem como foco a mudança do ambiente empresarial, criando mais interatividade entre os envolvidos e adaptando a teoria à realidade dos participantes. A iniciativa busca, ainda, contribuir para a capacitação profissional com uma base de competitividade focada no cliente, no mercado, no uso da informação, na gestão do capital humano e na montagem de uma infra-estrutura de suporte à informação. Para isso, o programa foi dividido em três módulos: Crescimento para a liderança; Crescimento de gestão inovadora; e Métodos e técnicas em gestão da inovação e do conhecimento.

Esta especialização é direcionada a gestores de instituições de pesquisa voltadas para a inovação tecnológica, profissionais que buscam novos conhecimentos em gestão da inovação ou que apenas querem se inteirar sobre o tema.

O curso terá duração de 11 meses, mais seis para o desenvolvimento da monografia. As inscrições já estão abertas. A seleção dos alunos será mediante avaliação de currículos e históricos escolares, que devem ser enviados junto com a ficha de inscrição preenchida, para: Associação Internacional de Competências Empresariais (AICE), Alameda da Serra, 1007 – Vila da Serra, CEP – 34000-000, Nova Lima (MG).

Para outras informações, acesse o endereço ou ligue para (31)3286-9797.

Fonte: Gestão CT

17º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

O 17º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa será realizado de 11 a 13 de junho, na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

O evento deverá receber cerca de cem instituições de ensino superior oriundas dos países que têm o português como única ou uma de suas línguas oficiais, entre eles Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

O objetivo é promover a cooperação entre as universidades de língua portuguesa e discutir o projeto da criação da Universidade Virtual da Língua Portuguesa, idéia inicial lançada na 16ª edição do encontro da associação, em Macau, na China.

Mais informações: www.aulp.org

Fonte: Agência FAPESP

Escola de Enfermagem da USP organiza colóquios sobre doutorados sanduíche

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem (EE) da USP promoverão, no dia 26, dois colóquios sobre doutorados sanduíches, ou seja, doutorados em colaboração com alguma instituição do exterior, em que a primeira fase da formação e a defesa da tese são feitas no próprio país, intercaladas a um período de atividades no exterior.

Programa de Mobilidade do Santander: experiência do Doutorado Sanduíche na Espanha será ministrado por Marcia Regina Martins Alvarenga, professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Programa de Estágio no Exterior da FAPESP: experiência de Doutorado Sanduíche nos Estados Unidos, por Karine Azevêdo São Leão Ferreira, pesquisadora colaboradora da Universidade do Texas (EUA).

As inscrições, gratuitas, deverão ser efetuadas no dia e local dos colóquios, que serão realizados em seqüência, das 12h30 às 13h30, na sala 27 da EE (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3061-7533 ou no site
www.ee.usp.br/posgraduacao/index.htm.

Fonte: Agência USP

Programa de Pós-Doutorado do LNCC tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o Programa Pós-Doutorado do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) foram prorrogadas até o dia 30 de abril. O programa fornecerá quatro vagas, destinadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas, para as áreas de ciência da computação, matemática aplicada e computacional, mecânica computacional, sistemas e controle.

Essas vagas serão destinadas a pesquisadores com doutorado em biologia, ciências da computação, engenharia, física, matemática ou áreas afins.
Os interessados deverão enviar Currículo Lattes, plano de trabalho, cópia de, no máximo, três publicações próprias e cópia da Carteira de Identidade e CPF para o e-mail .

Os candidatos serão selecionados por meio de avaliação do currículo e da relevância do projeto de pesquisa proposto e, posteriormente, por entrevista. A bolsa para os selecionados será de um ano, no valor de R$ 2,6 mil, com possibilidade de renovação.

Para conferir o edital acesse o link. Informações adicionais podem ser encontradas na página www.lncc.br/.

Fonte: Gestão CT

Ciclo de Palestras 2007 da Rede Rio Computadores

Segurança de sistemas computacionais
Na próxima quinta-feira (19) será iniciado o Ciclo de Palestras 2007 da Rede Rio Computadores. A exposição inaugural, a ser proferida pela Analista de Segurança da Marinha, Cláudia de Abreu Silva, terá como tema Segurança em Backbones IP Utilizando Análise de Tráfego. A meta da coordenação do evento é realizar de seis a oito palestras, até o fim deste ano, em locais onde estão instalados Pontos de Presença (PoPs) da Rede Rio.

O evento desta quinta-feira será baseado na tese de mestrado de Cláudia Silva. Nele será apresentada uma ferramenta que utiliza um novo método para a identificação de atividades suspeitas decorrentes da propagação de dados com códigos maliciosos, conhecidos como “worms”.

A palestrante atua com segurança de redes desde 1992 e é mestre em engenharia de sistemas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Rede Rio de Computadores é uma ferramenta de troca de informações para pesquisadores do Rio de Janeiro (RJ). Criada em 1992, ela interconecta diversos centros de pesquisa sediados nas universidades e empresas privadas.

A palestra será realizada às 10h, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Os interessados devem confirmar presença à secretaria da Rede Rio, pelo telefone (21) 3231-2947 ou pelo e-mail , com o assunto “Inscrição – Ciclo de Palestras 2007” e com o nome da instituição no corpo da mensagem.

Outras informações no site www.rederio.br/.

Fonte: Gestão CT