domingo, 8 de abril de 2007

Novo modelo de ônibus

No fim do ano passado, a Neobus lançou o Spectrum Road, um modelo de ônibus rodoviário que promete elevar em 10% o faturamento e em 2% a participação da empresa no mercado. Com capacidade variável de acordo com a configuração escolhida — entre 43 e 48 passageiros sentados —, a inovação é mais um resultado da parceria entre a San Marino, razão social da Neobus, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), que disponibilizou R$ 3,4 milhões para a iniciativa.

O primeiro passo em conjunto foi dado há cerca de quatro anos, quando a Finep apoiou a empresa no desenvolvimento de três tipos de ônibus: urbano, semi-rodoviário e micro, batizados como Mega, Spectrum e Thunder +, respectivamente. Entre eles, destaque para o Spectrum, que preencheu uma lacuna existente no setor.

Até então, havia dois modelos básicos de veículos do gênero: os grandes, com comprimento superior a 12 metros e capacidade para transportar entre 46 e 65 passageiros; e os pequenos, com até 8,5 metros e capacidade para 20 a 28 pessoas. O midibus, categoria em que é classificado o Spectrum, tem entre 8,8 e 12,5 metros e comporta de 30 a 52 navegantes.

Fundada em 1991 em Caxias do Sul, a Neobus produzia apenas componentes para a indústria automobilística, agrícola, rodoviária e mobiliária. Passou a fabricar veículos para o transporte coletivo em 1999, ao lançar as classes Mega e Mega Evolutivon. Atualmente, é uma das líderes de venda de microônibus no País, com participação de 30% no segmento. No setor de ônibus como um todo, em que comercializa 13 modelos, o market share é de 15%.

Recentemente, a Marcopolo, principal empresa nacional de fabricação de carrocerias de ônibus, também sediada em Caxias do Sul, adquiriu 39,59% do capital da San Marino.

Capaz de produzir 20 unidades de carrocerias por dia, a San Marino possui mais de 1.200 colaboradores e um parque industrial de 300 mil m², sendo 30 mil m² de área construída. Além disso, exporta para países da América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe, África e Oriente Médio.

Fonte: Finep/MCT

4º Encontro de pesquisa em educação ambiental

O 4º Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental ocorrerá de 15 a 18 de julho, em Rio Claro (SP), com o tema “Questões epistemológicas contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade”.

O evento pretende divulgar trabalhos de pesquisa e aprofundar discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas em educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas em encontros da área em todo o mundo.

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, é uma das entidades promotoras.

Mais informações pelo site: epea.rc.unesp.br/

Fonte: Agência FAPESP