quarta-feira, 4 de abril de 2007

Batucada primata

O estudo, realizado no Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por Antonio Christian de Moura, pesquisador do Laboratório Tropical de Primatologia da instituição, foi publicado em fevereiro na revista suíça Folia Primatologica, um dos principais periódicos do mundo na área.

De acordo com Moura, diversos estudos anteriores constataram a capacidade de transmissão cultural de determinados grupos de macacos. Desde 2001, sabe-se que os macacos-prego utilizam pedras como ferramentas para quebrar castanhas e outros objetos. Mas é a primeira vez que tais animais são observados realizando uma “sinfonia” de golpes com as pedras.

O grupo de macacos foi observado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Segundo o cientista, a espécie é a única em que foi observado o comportamento. “Bater objetos em superfícies parece ser uma característica inata, mas que pode ser moldada em comportamentos sociais para novas funções. Ao bater a pedra, o ruído viaja a uma distância bem maior que um grito, tornando-se um alarme eficiente”, afirmou.

Nas observações feitas anteriormente, a batucada só havia se manifestado pelos macacos para vasculhar ou quebrar alimentos, principalmente em grupos em cativeiro. “Desta vez foi constatado em um grupo selvagem. A falta do dispositivo em outras populações da mesma espécie, que têm acesso a pedras, sugere que bater pedras possa ser uma tradição social da população estudada”, disse.

Resposta social
Para Moura, os primatas reagem freqüentemente a possíveis predadores utilizando dispositivos de intimidação, mas a elaboração desses dispositivos depende do risco. “Estudos de origem evolutiva sugerem que a cultura teria um benefício muito maior em áreas nas quais o ambiente é hostil”, disse.

A capacidade de responder a diferentes predadores pode ser adquirida socialmente e as tradições sociais explicariam, de acordo com Moura, diferenças entre populações em respostas aos mesmos predadores potenciais. “Esse dispositivo foi observado em seis grupos diferentes e a hipótese mais plausível é que sua função primária seja a de um comportamento de dissuasão de predadores”, afirmou.

Em poucos casos, macacos adultos e filhotes foram vistos batendo pedras juntos, sem prestar atenção ao pesquisador, sugerindo que os mais jovens aprendiam a técnica com os mais experientes. “Macacos cativos inseridos na área do grupo estudado também, aparentemente, aprenderam a bater as pedras com os outros”, disse o pesquisador.

Fonte: Agência Fapesp

2º Congresso brasileiro de eficiência energética

O II° Congresso Brasileiro de Eficiência Energética – II° CBEE realizar-se-á em Vitória - ES, de 16 a 19 de setembro de 2007.

O CBEE é uma conferência bianual com o compromisso de discutir a eficiência energética em todas as suas modalidades nas mais diferentes áreas. A organização do II CBEE é uma parceria entre a Associação Brasileira de Eficiência Energética – ABEE e o Grupo de Eficiência Energética da Universidade Federal do Espírito Santo – GEE/UFES, que têm por finalidade desenvolver e disseminar tecnologias de uso racional de energia.

Paralelamente ao II CBEE, será realizada a Expo–Eficiência Energética 2007, feira que objetiva a exposição de tecnologias, equipamentos, materiais, serviços e programas na área de eficiência energética.

Datas Importantes
Submissão de artigos – de 01 de fevereiro a 10 de abril de 2007
Notificação aos autores – até 31 de maio de 2007
Submissão da versão final – até 30 de julho de 2007

Áreas de Interesse
Uso Racional de Energia, Gestão Energética, Qualidade de Energia, Modelagem e Controle, Educação, Meio Ambiente, Cogeração, Geração Distribuída, Fontes Alternativas de Energia, Novas Tecnologias.

Está disponível na página do evento (www.ele.ufes.br/cbee/) a chamada de trabalhos e o modelo para submissão de artigos técnicos.

Fonte: UFES

Quem você conhece: a revolução da social network

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, em São Carlos (SP), promove, no dia 5 de abril, às 11 horas, a palestra Quem você conhece: a revolução da social network.

O evento, que é aberto ao público, será apresentado por Orkut Buyukkokten, engenheiro de software e gerente de produtos do Google, que falará sobre o desenvolvimento do site de relacionamentos Orkut, com enfoque nos aspectos sociais e técnicos para manter um sistema que superou os 40 milhões de usuários no mundo.

Mais informações pelo e-mail

Fonte: Agência FAPESP

3º Encontro internacional desenvolvimento sustentável e a ética nos negócios

O 3º Encontro Internacional Desenvolvimento Sustentável e a Ética nos Negócios ocorrerá de 25 a 27 de abril, em Belo Horizonte (MG), com o tema central “Compromisso e a contribuição das empresas”.

O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Por meio de sessões plenárias, mesas-redondas e oficinas, o encontro pretende promover um amplo debate entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, empresários e representantes da sociedade civil sobre temas que envolvam o equilíbrio das relações econômicas com o meio ambiente.

Mais informações: www.fiemg.com.br/seminario2007.

Fonte: Agência FAPESP

Ciclo Comemorativo : 20 anos de Nepam e 25 anos de Nepo 25

Em homenagem aos 20 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e aos 25 anos do Núcleo de Estudos de População (Nepo), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um ciclo comemorativo será realizado no dia 27 de abril.

Além do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, a conferência de abertura contará com a presença de Leila da Costa Ferreira, coordenadora do Nepam, e de Rosana Baeninger, coordenadora do Nepo.

A mesa-redonda “Mudanças ambientais globais: a contribuição dos estudos ambientais e populacionais” terá como expositores o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Daniel Hogan.

Mais informações: www.nepam.unicamp.br/.

Fonte: Agência FAPESP

Seminário : A Diplomacia dos Biocombustíveis

Novidades nas negociações internacionais de biocombustíveis será tema de evento

O seminário A Diplomacia dos Biocombustíveis acontece, no dia 25 deste mês, no Palácio Itamaraty, em Brasília. O objetivo é colocar em pauta a mudança do setor, as novas perspectivas, tendências e oportunidades depois das rodadas de negociações em São Paulo e em Washington.

Na abertura, a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, farão pronunciamento. Está prevista a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, às 11h.

Logo após o almoço, haverá duas palestras: “América, a Nova Fronteira dos Biocombustíveis”, com Mário Seixas, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e às 15h, “As Novas Oportunidades de Negócios”, com Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O painel será sobre o tema “O Desafio Empresarial”, no qual terá a presença do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP); Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras; Maurílio Biagi Filho, presidente do Comitê de Agroenergia e Biocombustíveis da Sociedade Rural Brasileira; Manoel Ortolan, presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul (Orplana); e Nivaldo Trama, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel).

Ao final do evento, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará as últimas considerações sobre Biocombustíveis. A organização do evento é do BrasilAgro, com promoção da Feira Internacional de Agroenergia, Biocombustíveis e Energias Renováveis (EnerBio), que será realizada nos dias 10 e 12 de dezembro de 2007, do Instituto do Desenvolvimento da Energias Renováveis da América Latina (Ideal) e da Associação Brasileira da Indústria de Biodiesel (Abiodiesel). PetroCrystal e ExpoGlobe são os patrocinadores do acontecimento.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.enerbio.com.br/. Mais informações nos telefones (11) 4154-2366, (16) 3617-4006 e (16) 3965-2073 ou pelo e-mail .

Fonte: Gestão CT