domingo, 18 de março de 2007

Brasil e Panamá assinam convênio para o desenvolvimento da região Amazônica

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Zona Livre de Colón (ZLC) do Panamá, assinaram um memorando de entendimento para a cooperação técnica e interinstitucional com foco no desenvolvimento econômico e social das duas regiões.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o compromisso tem como finalidade a busca pela maior integração entre a Amazônia Ocidental, a área de atuação da Suframa e o Panamá, por meio da zona franca de Colón.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, a superintendente da Suframa, Flávia Grosso, disse que o memorando prevê a identificação das áreas prioritárias de interesse mútuo para se tornar base para o estabelecimento de futuro instrumento de cooperação técnica.

Ainda de acordo com o ministério, as duas zonas francas se comprometem a fazer intercâmbio de tecnologia e a incentivar a criação de centros de negócios para a troca de dados e informações.

A Suframa atua nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e nos municípios de Santana e Macapá, no Estado do Amapá. Informações complementares sobre as ações realizadas pela superintendência podem ser obtidas no sítio.

Fonte: Gestão CT

Acordo de cooperação mútua para realização do Congresso mundial de engenheiros no Brasil

No dia 14 de março, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), a ABIPTI, a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinaram, na Câmara dos Deputados, um acordo de mútua cooperação para a realização do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008).

O evento ocorrerá em Brasília, de a 3 a 5 de dezembro de 2008.

Realizado a cada quatro anos pela Federação Mundial das Organizações de Engenharia, a edição brasileira da WEC 2008 terá como tema “Engenharia: Inovação com responsabilidade social”. O acordo também trata sobre o funcionamento do Conselho Consultivo responsável pela organização do evento e sobre o planejamento da feira de exposição que acontecerá no âmbito do congresso.

O Conselho Consultivo terá a responsabilidade de organizar o evento como um todo e, agregado a ele, uma feira de exposição.

Outras informações sobre o WEC 2008 podem ser obtidas no sítio.

Fonte: Gestão CT

1ª Reunião da governança do Observatório ABIPTI de Tecnologias de Gestão

Observatório ABIPTI de tecnologias de gestão antecipa seminário e realiza 1ª Reunião da governança

Será realizado, no dia 21 de março, pela ABIPTI, em parceria com o CNPq, a 1ª Reunião da Governança do Observatório ABIPTI de Tecnologias de Gestão (OTG). O evento acontecerá no Mercure Apartments Líder, em Brasília (DF), a partir das 14h30, e antecede o Seminário de Abertura do Programa Excelência na Gestão de Instituições Tecnológicas.

Os objetivos do encontro são: reunir representantes das instituições tecnológicas associadas da ABIPTI para discutir a atuação do observatório; aprovar o Estatuto do Comitê Técnico do OTG/ABIPTI; e indicar nomes para a composição desse comitê.

Três consultores especialistas ligados à melhoria da qualidade em organizações públicas e privadas foram convidados para o evento. Basílio V. Dagnino, Júlio Cesar Félix e José Adeodato de Sousa Neto participarão do encontro, juntamente com representantes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Comitê
O Comitê Técnico do Observatório de Tecnologias de Gestão foi criado para assessorar a ABIPTI no gerenciamento das atividades executadas pelo OTG. Entre outras funções, a atuação do comitê consiste em avaliar as tecnologias de gestão apresentadas pelo observatório para fins de disseminação para as ICTs; propor novas atividades para o OTG, relacionadas às tecnologias de gestão; aprovar o planejamento anual de atividades proposto para o observatório; e acompanhar as atividades executadas pelo OTG em comparação com o planejamento previamente aprovado.

O comitê é composto por cinco membros, sendo dois representantes de órgãos de governo envolvidos com a formulação das políticas e com o fomento científico e tecnológico nacional; dois representantes de associados da ABIPTI, participantes do Programa Excelência na Gestão; e um especialista reconhecido pela ABIPTI por seu notório saber e atuação na aplicação de tecnologias de gestão.

Informações adicionais pelo site www.otg.org.br/, pelo e-mail ou pelo telefone (61) 3340-3271.

Fonte: Gestão CT

A Escola Brasileira do Concreto Armado

No dia 27 de março, em evento na capital paulista, o Museu da Casa Brasileira e a Axis Mundi Editora lançarão o livro A Escola Brasileira do Concreto Armado, de autoria de Augusto Carlos de Vasconcelos e Renato Carrieri, com fotos de Lamberto Scipioni.

A obra traça um extenso panorama da contribuição brasileira na engenharia do concreto armado, tecnologia de construção usada em estruturas de edifícios que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século 20. O lançamento será acompanhado de debate com os autores.

Mais informações: www.mcb.sp.gov.br/.

Fonte: Agência FAPESP

2º Seminário internacional ciências humanas e ciências da saúde

“Perspectivas de ensino e pesquisa” será o tema central do 2º Seminário Internacional Ciências Humanas e Ciências da Saúde, que será realizado no dia 26 de março, em São Paulo. As inscrições são gratuitas.

O evento, promovido pelo Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), irá fomentar discussões sobre cultura e ciência a partir da contribuição das ciências humanas enquanto meio de formação humanística na área da saúde.

Mais informações: proex.epm.br/eventos07/cehfi/index.html.

Fonte: Agência FAPESP