quinta-feira, 1 de março de 2007

Centro de estudos paulista busca voluntários para testar vacina contra HIV

Pesquisadores do Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CRT-DST/Aids) realizarão testes de mais uma vacina experimental contra o vírus HIV, que vem sendo avaliada em conjunto com os Estados Unidos.

Para isso, eles estão em busca de 12 voluntários. As primeiras aplicações do produto já foram feitas pelos norte-americanos e indicaram “resultado seguro”, segundo Gabriela Calazans, psicóloga e educadora comunitária do Centro de Referência. Ela assegurou não existir nenhum risco de os voluntários contraírem a doença.

Os candidatos têm de ser saudáveis, com idade entre 18 e 50 anos e residentes na capital paulista ou em um dos 38 municípios restantes da região metropolitana de São Paulo. A localização da moradia é apenas para facilitar o acompanhamento em torno de eventuais efeitos colaterais das cinco doses a serem aplicadas.

O estudo é um dos cinco em andamento no Centro de Referência no sistema de parceria com redes internacionais de cientistas. Nesse caso, trata-se do HVTN 063, desenvolvido pelo laboratório norte-americano Wyeth e patrocinado pela Divisão de Aids do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (Niaid).

Nessa pesquisa, são estudados a vacina de DNA gag do HIV-1 e dois tipos de adjuvantes (substâncias combinadas com antígenos para fortalecer a reação imunológica). A vacina de DNA gag do HIV-1 é uma substância natural do organismo com a função de orientar a produção de proteínas.

No auxílio do combate aos germes, são utilizadas substâncias a partir de um gene humano modificado com a missão de memorizar a necessidade de lutar contra a agressão do vírus e de fazer com que as células imunológicas trabalhem juntas.

Os interessados em participar ou tirar dúvidas poderão visitar a página eletrônica do centro ou telefonar para os números (11) 5082-3954 ou 5573-1696.

Segundo os dados estatísticos do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 600 mil pessoas já tenham contraído o vírus HIV no país. O número de doentes em tratamento atinge a 180 mil e o total de notificados desde o surgimento da aids, na década de 80, soma a 433 mil. Metade dos casos já diagnósticos refere-se à soropositivos que perderam a vida.

Fonte: Agência Brasil

Ciclo Temátivo Civilização da Biomassa

Em março, dois painéis darão continuidade ao Ciclo Temátivo Civilização da Biomassa. Coordenados pelo economista Ignacy Sachs, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França) e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, os eventos acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva (sede do IEA), e serão transmitidos ao vivo pela web no site da USP.

Já no dia 6, às 14h30, um painel traz o tema "Matriz Energética Brasileira". O outro ocorre no dia 20, às 14h30, com o tema “Novas Tecnologias para Bioenergia".

Mais informações, e as inscrições, devem ser pedidas no e-mail .

O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Térreo, Butantã, São Paulo.

Fonte: USP Online

5ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE

Entre os dias 13 e 15 de março será realizada no campus da USP, em São Paulo, a 5ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a maior do gênero no País. Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), o evento tem como um de seus objetivos estimular e gerar oportunidades para novos talentos nas áreas de ciências e engenharia. Neste ano, serão expostos 229 projetos finalistas selecionados dentre 948, desenvolvidos por 1.626 alunos da 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico, de 25 Estados.

Durante os três dias do evento, especialistas irão selecionar os melhores projetos, em 13 categorias, que serão premiados em uma cerimônia, a ser realizada no dia 17 de março, em São Paulo, quando os autores dos melhores projetos ganharão medalhas, certificados, estágios, entre outros prêmios. Os trabalhos que mais se destacarem também se qualificarão para participar da Intel - International Science and Engineering Fair (Intel-ISEF), uma das maiores feiras internacionais de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos, com representantes de cerca de 50 países.

A feira será realizada em uma tenda de 2.000 m2 instalada no bolsão da Escola Politécnica e deverá receber cerca de 10 mil visitantes. A mostra pública será aberta das 14h00 às 19h00 horas, no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é franca.

Veja no site www.lsi.usp.br/febrace/ mais informações sobre os projetos finalistas e as edições anteriores da feira.

Fonte: Agência Fapesp

3º Congresso acadêmico de física médica

A terceira edição do Congresso Acadêmico de Física Médica, que será realizado de 16 a 19 de maio, em Botucatu (SP), tem o objetivo de promover o aprimoramento e a atualização científica de alunos da área de física médica de todo o país.

A promoção é do Instituto de Biociências de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Serão realizadas palestras, minicursos, cursos de atualização e mesas-redondas.

“Radioterapia, Radiodiagnóstico e medicina nuclear”, “Dosimetria e radioproteção”, “Ultra-som, ressonância magnética e biomagnetismo”, “Processamento de sinais e imagens” e “Modelagem matemática de sistemas” serão algumas áreas temáticas em discussão.

Mais informações: www.ibb.unesp.br/eventos/fisicamedica/

Fonte: Agência FAPESP

2º Colóquio de psicologia da arte

O Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, promoverá, nos dias 7 e 8 de junho, na capital paulista, a segunda edição do Colóquio de Psicologia da Arte.

Segundo os organizadores, o evento, que terá o tema “A correspondência das artes e a unidade dos sentidos”, pretende reunir pesquisas que contemplem as “interfaces do campo da psicologia da arte com outras áreas do conhecimento como estética, história, artes plásticas, literatura, música, arquitetura e cinema”.

Mais informações: www.ip.usp.br/eventos/cursos/index_coloquio.htm.

Fonte: Agência FAPESP