sábado, 7 de julho de 2007

Embrapa lança livro "Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais"



Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais lançado pela Embrapa Solos em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma referência para usuários e estudiosos de geotecnologia e ciência da informação espacial.

Os organizadores da edição Margareth Meirelles (Embrapa Solos), Gilberto Camara e Cláudia Maria de Almeida (ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE) afirmam que é o primeiro livro em português que mostra as mais novas descobertas em teoria e ferramentas de geomática para análise e modelagem de problemas ambientais no ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). É uma obra que se propõe a divulgar novas metodologias, receituário técnico e instrumental tecnológico desenvolvido na Geomática.

A publicação compreende um amplo leque temático, como técnicas de inferência e análise espacial, bancos de dados geográficos, métodos geoestatísticos e modelagem dinâmica espacial. Sempre abordando aspectos teóricos e exemplificações de casos práticos em estudos ambientais. É essencialmente um livro de caráter didático, e destina-se a atuar como tutorial para alunos, professores, pesquisadores e desenvolvedores de aplicativos que atuem nas Ciências da Geoinformação.

"Esta obra percorre o leque de alternativas em modelagem numérico-computacional aplicáveis em Geomática. Os exemplos mostrados servem como rota para indicar novos rumos e tendências do que será rotineiro em Ciências da Informação Espacial em um futuro breve", finaliza Margareth.

Mais informações e aquisição da publicação na livraria virtual da Embrapa.

Fonte: Embrapa

Um comentário:

2SMGEO disse...

Gostei do livro e gostaria de dar a dica: Vai acontecer a 2º Semana da Geomática em Santa Maria, RS na UFSM.